a OBSERVATÓRIO DA PAX: dezembro 2006

sábado, 30 de dezembro de 2006

30 de Dezembro: Publicação da Carta Encíclica «Sollicitudo Rei Socialis»

Etiquetas:

sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

ECUMENISMO: Um Cristianismo em festa

A cidade de Zagreb acolhe o 27º Encontro Europeu de Jovens promovido pela Comunidade de Taizé. De 28 de Dezembro de 2006 a 1 de Janeiro de 2007, a Croácia vai ver os rostos e as cores de um Cristianismo em festa. 40.000 jovens de toda a Europa e representantes de outros continentes são esperados na capital croata. Um dos momentos mais simbólicos acontece na noite de passagem de ano, quando os participantes, nas paróquias, promovem uma vigília de oração pela paz “em comunhão com os povos que sofrem”, seguida de uma “Festa dos povos”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Vaticano contra pena de morte

Matar Saddam Hussein seria punir um crime com outro crime, assim afirma o Cardeal Renato Raffaele Martino, responsável pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz do Vaticano (CPJP), pois a pena de morte não é uma morte natural. “Ninguém pode matar, nem mesmo o Estado", afirmou, em entrevista ao diário italiano La Reppublica. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

ECUMENISMO: Cruz ecuménica passa por Braga

A cruz ecuménica, que visa fomentar localmente a oração pela unidade dos cristãos ao longo do presente ano pastoral, visita, no dia 4 de Janeiro, a igreja paroquial de São Victor, e, no dia 11 de Janeiro, a basílica dos Congregados. A iniciativa acontece no âmbito de uma “peregrinação de comunhão”, sob o tema “A luz de Cristo ilumina a todos. Esperança na renovação e unidade na Europa”, que visa preparar a III Assembleia Ecuménica Europeia, cujo momento culminante tem lugar de 4 a 9 de Setembro 2007, em Sibiu (Roménia). Em peregrinação desde o VIII Fórum Ecuménico Jovem, realizado no dia 28 de Outubro, na Guarda, a cruz ecuménica já passou pelas dioceses de Vila Real, Bragança e Porto, e encontra-se actualmente em Braga, onde motivou as orações da comunidade metodista de Valdosende, Terras de Bouro, e a comunidade ortodoxa ucraniana, que costuma reunir-se na igreja da Lapa. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

terça-feira, 26 de dezembro de 2006

MÉDIO ORIENTE: Bento XVI exige no Natal o fim da violência no Médio-Oriente

A mensagem de Natal, pronunciada ao meio-dia do dia 25 por Bento XVI, converteu-se num forte apelo para exigir a paz no Médio-Oriente, especialmente entre israelitas e palestinianos, assim como no Líbano e no Iraque. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: A guerra é o perigo para os cristãos da Terra Santa e não a maioria muçulmana ou judaica

Ao celebrar a missa na noite de Natal, o patriarca latino de Jerusalém, Sua Beatitude Michel Sabbah, constatou que a ameaça que provoca o êxodo de cristãos da Terra Santa não são as maiorias - muçulmanas ou judaicas - mas a guerra. Na homilia da celebração eucarística, presidida na igreja de Santa Catarina, junto à Basílica da Natividade, o patriarca respondeu aos cristãos que pedem notícias aos católicos da Terra Santa sobre as suas condições. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

CELEBREMOS A PAZ: Dossier para o Dia Mundial da Paz

Estando a aproximar-se o Dia Mundial da Paz, a secção portuguesa da Pax Christi editou o Dossier "A Pessoa Humana, Coração da Paz. Subsídios para a Celebração do Dia Mundial da Paz. 1 de Janeiro de 2007", contendo a mensagem do Papa Bento XVI para o dia, textos de reflexão, sugestão de actividades e uma colectânea de orações. Pode ser descarregado em:
http://paxchristiportugal.no.sapo.pt/Docs/DossierDiaMundialPaz_2007.pdf.

Etiquetas: ,

segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

25 de Dezembro: Cristo, nossa paz, nasceu

Etiquetas:

domingo, 24 de dezembro de 2006

No 4º Domingo de Advento, acendamos a vela da LIBERDADE

Acendamos as 4 velas do Advento para que brilhe a Paz na Terra


No 4º Domingo de Advento,
acendamos a vela da LIBERDADE, para agir em total consciência
e responsabilidade ao serviço do bem comum.


Então a vinda do «Príncipe da Paz» estará próxima,
e a paz não será mais uma palavra vazia. Todos os homens
de boa vontade trabalharão para restabelecer as relações
da vida em sociedade sobre as bases da Verdade
e a construirão sobre a Justiça.
A paz receberá da Caridade a sua vida e a sua plenitude
expressar-se-á eficazmente na Liberdade.

Etiquetas: ,

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

DIREITOS DA CRIANÇA: Agressão física e abuso sexual são maus-tratos mais detectados em crianças

A agressão física e o abuso sexual são os maus-tratos mais detectados em crianças nas urgências de Pediatria do Hospital Amadora-Sintra, revela um estudo premiado segunda-feira pela Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP). O estudo "Maus-tratos numa urgência pediátrica", a que a agência Lusa teve acesso, realizado por Alexandra Vasconcelos, Bruno Cardoso e por Helena Isabel Almeida, chefe dos serviços de urgência do departamento de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca (Amadora- Sintra), analisou 416 casos de maus-tratos detectados no hospital, entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2005. (Mais ...)
RTP

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Eleições em Angola podem ser em 2008

O Conselho da República recomendou ao Presidente angolano José Eduardo dos Santos que convoque as legislativas para 2008 e as presidenciais para 2009, noticiou a Lusa. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

MÉDIO ORIENTE: Patriarca de Jerusalém traça cenário negro para este Natal

D. Michel Sabbah, Patriarca Latino de Jerusalém e Presidente da Pax Christi Internacional, traça na sua mensagem de Natal um cenário negro relativamente ao clima que rodeará as celebrações do Nascimento de Jesus na Terra Santa. Falando de “morte e frustração”, o Patriarca critica “o muro e os entraves” que existem tanto “no terreno como nos corações”. Para este responsável cristão, em toda a região se vive com “medo do futuro”. A mensagem natalícia lamenta que todos, incluindo a comunidade internacional, “permaneçam impotentes para encontrar os verdadeiros caminhos da paz e da justiça”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

SEGURANÇA: Campanha de entrega voluntária de armas termina hoje

A campanha para apresentação voluntária de armas em situação irregular às forças de segurança termina hoje.

Etiquetas:

ÁFRICA: “Sim” das Conferências Episcopais dos Grandes Lagos ao pacto de estabilidade na região

Os arcebispos e bispos dos Grandes Lagos expressaram a sua determinação em prosseguir com o seu compromisso de promoção dos valores do “Pacto de Segurança, Estabilidade e Desenvolvimento” recém-adoptado pelos chefes de Estado da região africana. A assinatura de tal acordo aconteceu durante a segunda reunião da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, celebrada em Nairobi - em 14 e 15 de Dezembro - com a participação de onze países da região, outros Estados limítrofes e associados, os prelados da região e uma delegação da Santa Sé. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

20 de Dezembro: Dia Internacional da Solidariedade Humana

Etiquetas:

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

MÉDIO ORIENTE: Custódia da Terra Santa apela à paz no Natal de Belém

A Custódia Franciscana da Terra Santa assinalou o início das celebrações de Natal em Belém com um apelo à paz e à esperança, apesar de todas as dificuldades que a população local enfrenta. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Mahmud Abbas pede a facções armadas que respeitem cessar-fogo

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, apelou hoje para as facções armadas cessarem fogo para "salvar a unidade nacional" palestiniana. "Enquanto presidente do povo palestiniano, apelo a todos para cessarem fogo (...) para salvar a nossa unidade", declarou Abbas num comunicado da presidência em Ramallah, na Cisjordânia. "O acordo assinado (domingo) entre as facções palestinianas deve ser aplicado no terreno e a segurança palestiniana deve ser colocada nas ruas para impedir a acção dos combatentes", adiantou o presidente Abbas. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Rei da Jordânia propõe encontro entre Fatah e Hamas

O rei Abdallah II da Jordânia propôs acolher uma reunião em Amã entre o presidente palestiniano, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro Ismail Haniyeh, para negociarem uma resolução da actual crise entre a Fatah e o Hamas. A proposta de Abdullah II foi divulgada após uma visita surpresa a Amã do primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, a convite do monarca jordano, para conversações sobre o relançamento do processo de paz israelo-palestiniano. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Convenção da UNESCO sobre a diversidade cultural em vigor a partir de 18 de Março

A diversidade cultural no mundo contará a partir de 18 de Março com o primeiro instrumento jurídico internacional para a sua protecção, informou hoje a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). A agência da ONU realçou o facto de este instrumento jurídico estar disponível três meses depois de mais de 30 países terem apresentado os seus instrumentos de ratificação. A União Europeia (UE), como instituição, e 13 países membros ou associados da União juntaram-se segunda-feira aos 22 estados que já ratificaram a "Convenção sobre a Protecção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais", adoptada em Outubro de 2005 pela UNESCO. O novo instrumento jurídico, que requeria o apoio de pelo menos 30 países para poder entrar em vigor, conta desde ontem (segunda- feira) com 35 ratificações, assinalou a UNESCO num comunicado. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

SEGURANÇA: Mais de 1100 armas ilegais apresentadas à PSP

Mais de 1100 armas em situação irregular foram apresentadas até hoje junto da PSP, quando falta um dia para terminar o prazo dado pelo Governo para entrega voluntária de armas ilegais, revelou o director nacional da PSP, Orlando Romano. Destas armas, 416 ficaram nas instalações da polícia, por impossibilidade de legalização ou por vontade dos proprietários. Aquelas que tenham interesse histórico e cultural poderão vir a ser incluídas num futuro museu. As restantes serão destruídas. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

ÁFRICA: Bento XVI apela à negociação para a paz na região dos Grandes Lagos

Bento XVI enviou uma mensagem aos representantes presentes na II Cimeira da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, defendendo que as únicas alternativas “racionais e humanas” à guerra são a negociação e o diálogo. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

19 de Dezembro: Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

Etiquetas:

segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

EUROPA: Muçulmanos europeus enfrentam islamofobia crescente

Os muçulmanos de toda a Europa enfrentam um aumento da islamofobia, que se traduz em ataques violentos, discriminação no emprego ou dificuldades no acesso ao mercado da habitação, refere hoje um relatório da União Europeia (UE). O estudo, organizado pelo Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC), pede às autoridades europeias que reforcem as políticas de integração. Contudo, nota também que os muçulmanos necessitam de fazer mais para contrariar percepções negativas motivadas pelo terrorismo e ondas de agitação como em redor das caricaturas retratando o profeta Maomé. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

MIGRANTES: ONU pede respeito por 190 milhões de migrantes no mundo

A ONU lançou um apelo à comunidade internacional para que garanta o respeito dos direitos de 190 milhões de migrantes no mundo, independentemente da sua situação legal, e reconheça a sua importante contribuição económica e social. Numa declaração por ocasião do Dia Internacional dos Migrantes, a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Louise Arbour, afirma que a população migrante «constitui uma parte essencial da força de trabalho dos países que os recebem, ao fazer frequentemente o trabalho que outros desprezam e ao demonstrar uma grande iniciativa». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

MIGRANTES: Igreja apela à ratificação da Convenção de Protecção dos Migrantes e Famílias

Na celebração do VII Dia Internacional dos Migrantes proposto pela ONU – 18 de Dezembro - a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) reafirma, em sintonia com as orientações do Papa Bento XVI e do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o seu compromisso em divulgar junto da opinião pública o texto da Convenção de Protecção dos Migrantes e Famílias e apelar à sua Ratificação por parte de Portugal e da União Europeia. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MIGRANTES: Governo apresenta Anteprojecto do Plano para a Integração dos Imigrantes

No Dia Internacional dos Migrantes, o Governo português assinalou a data com a apresentação pública do Anteprojecto do Plano para a Integração dos Imigrantes e com a respectiva abertura a discussão pública até ao próximo dia 5 de Janeiro de 2007. O referido Anteprojecto, que resulta de um olhar atento sobre a realidade da comunidade imigrante em Portugal, identifica um conjunto de 123 medidas - distribuídas por diversas áreas sectoriais verticais (como o trabalho, o emprego e formação profissional, a habitação, a saúde e a educação) e transversais (como o acolhimento, os descendentes de imigrantes e o reagrupamento familiar) - que pretendem mobilizar a comunidade nacional para uma maior aposta no acolhimento e integração dos imigrantes. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: ,

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Bento XVI pede paz e diálogo inter-religioso para a Terra Santa

Bento XVI apelou à colaboração entre judeus, muçulmanos e cristãos para se poder chegar à paz na Terra Santa. “A paz apenas chegará se for uma preocupação de judeus, cristãos e muçulmanos por igual, expressa num diálogo inter-religioso genuíno e com gestos concretos de reconciliação”, disse o Papa ao receber uma delegação da "B’nai B’rith International". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

18 de Dezembro: Dia Internacional dos Migrantes

Etiquetas:

domingo, 17 de dezembro de 2006

No 3º Domingo de Advento, acendamos a vela do AMOR

Acendamos as 4 velas do Advento para que brilhe a Paz na Terra


No 3º Domingo de Advento,
acendamos a vela do AMOR, em espírito de actividade solidária,
na partilha dos bens e uma troca dos valores espirituais.

Etiquetas: ,

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

MÉDIO ORIENTE: A Pax Christi Internacional reitera o seu apelo a favor de um Processo de Paz global no Médio Oriente

A Pax Christi Internacional apela para que sejam iniciadas de imediato acções internacionais que visem o desenvolvimento de um novo Processo de Paz, justo e global, no Médio Oriente. Este apelo surge na sequência de uma consulta efectuada junto dos participantes das organizações membros e parceiras reunidos por ocasião da Terceira Consulta Regional da Pax Christi para o Médio Oriente no Chipre, de 8 a 11 de Dezembro de 2006. Este apelo renova o já apresentado na declaração da Pax Christi Internacional às Nações Unidas logo após a Guerra de Julho de 2006.
A situação no Médio Oriente é actualmente frágil. Os conflitos e a ameaça de mais violência e guerra dominam a região e não só. Os desafios e os problemas sem resolução são enormes! A população civil, em especial os mais pobres e fracos, não beneficiam da protecção a que têm direito de acordo com o Direito Internacional Humanitário. Deste modo, os participantes na referida Consulta Regional, apelam com insistência junto de todas as partes envolvidas para que actuem IMEDIATAMENTE, com consciência e responsabilidade, no sentido de implementar uma paz global, para o bem das gerações futuras. Declaração disponível em inglês, holandês, francês e espanhol.

Etiquetas: ,

ECUMENISMO: Mensagem de Natal do Secretário-geral do Conselho Mundial das Igrejas

"Não temais, porque vos trago uma boa notícia, que será motivo de grande alegria para todos" (Lucas 2,10)
S. Lucas conta-nos como o exécrcito celestial de anjos anunciou o nascimento de Jesus aos pastores que estavam nos campos próximos de Belém; foi a esse grupo de pessoas em primeiro lugar, que dormia à intempérie junto ao seu rebanho, que os anjos de luz, alegria e beleza anunciaram a espantosa mas igualmente grande e boa notícia: "Hoje nasceu para vós um salvador... alegrai-vos, alegrai-vos!" (Mais ...)
WCC

Etiquetas:

DIREITOS DA CRIANÇA: Novas realidades no trabalho infantil

“A exploração infantil tem novos contornos”, acusa José Maria Costa, delegado da LOC/MTC na CNASTI . A exploração sexual, a prostituição e tráfico de crianças são realidades “mais refinadas que põem em causa a dignidade das nossas crianças e que não podemos descurar de forma nenhuma”, afirma. Há 20 anos atrás a Liga Operaria Católica denunciava a realidade do trabalho infantil. Em 1993 a Conferência Episcopal Portuguesa publicou uma “Nota Pastoral sobre o trabalho infantil”, alertando para esta realidade. Se há 20 anos os problemas eram outros, esta é ainda uma realidade por resolver, com novos contornos como aponta à Agência ECCLESIA o delegado da LOC/MTC Confederação Nacional de Acção Sobre Trabalho Infantil. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS DA CRIANÇA: Crianças: excluídas e invisíveis

A revista “Além-Mar”, dos Missionários Combonianos, denuncia na sua edição de Dezembro o drama de milhões de crianças que são vítimas de “exploração e discriminação graves tornaram-se invisíveis aos olhos da comunidade internacional. Não são contadas nem tidas em conta”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Santa Sé não assinará Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência

A Santa Sé não assinará a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência porque ela não garante o seu direito à vida. Assim anunciou o arcebispo Celestino Migliore, Núncio apostólico e Observador permanente nas Nações Unidas, ao intervir na quarta-feira na sessão da Assembleia Geral da ONU, que discutiu a adopção desta Convenção. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

EVENTOS: Cáritas de Beja assinala Dia Internacional do Migrante

A Delegação de Beja da Associação Solidariedade Imigrante, em parceria com a Cáritas Diocesana, com a Delegação de Beja do Inatel – Casa Michel Giacometti e, com o Instituto Português da Juventude, assinala no próximo Domingo a celebração do Dia Internacional do Migrante. O evento inclui a projecção do filme "Lisboetas", galardoado com o prémio IndieLisboa do melhor filme português de 2004 e em festivais na Itália e na Holanda. Após a projecção do filme, com início às 15 horas, terá lugar um breve debate no qual marcará a presença do realizador Sérgio Tréfaut. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

ECUMENISMO: Católicos e Ortodoxos assumem preocupações comuns

Bento XVI e o Primaz Christodoulos, da Igreja Ortodoxa da Grécia, assinaram esta manhã no Vaticano uma Declaração comum com 12 pontos, em que assumem a necessidade de, através de um “diálogo teológico construtivo”, se procurar “restabelecer a plena unidade” entre os cristãos. Esta declaração exprime “o desejo de dar testemunho apostólico” ao mundo e assume “a responsabilidade comum de superar as múltiplas dificuldades e as experiências dolorosas do passado”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

EUROPA: Reunião Europeia na AR reconhece o respeito pela diversidade como fundamento da coesão

No dia 24 de Novembro decorreu em Lisboa, nas instalações da Assembleia da República, a reunião anual dos Presidentes e Secretários-Gerais dos Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares dos Estados-Membros e do Comité Económico e Social Europeu (CESE) da União Europeia. No encontro, que foi presidido pelo Professor Alfredo Bruto da Costa, presidente do Conselho Económico e Social (CES), participaram delegações de 18 países e foi feita uma reflexão conjunta sobre os importantes desafios da diversidade e da integração que a Europa hoje enfrenta. Na declaração final produzida, afirma-se que “a Europa vive, há 60 anos, um grande desígnio” e que “a construção da Europa da paz, do bem-estar e da coesão toma por fundamento maior o aprofundamento de uma identidade forjada no convívio entre diferentes povos e no respeito das culturas diversas”. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: ,

MIGRANTES: Nova lei da nacionalidade entra hoje em vigor

Os filhos dos imigrantes nascidos em Portugal vão poder tornar-se portugueses a partir de hoje, dia em que a nova Lei da Nacionalidade entrou em vigor com a publicação em Diário da República. Entre as alterações previstas na nova lei de atribuição e aquisição da nacionalidade portuguesa, destaca-se o "reforço do princípio do 'ius solis'", lê-se no diploma. (Mais ...)
RTP

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Assembleia-Geral da ONU aprova Convenção que estabelece direitos dos deficientes

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou quarta-feira uma convenção internacional que estabelece os direitos das pessoas deficientes, cujo número é estimado em 650 milhões em todo o mundo. A Convenção, que foi negociada durante quatro anos e meio no seio de uma comissão, foi aprovada por consenso pelos 192 Estados membros da ONU. Saudada pela ONU como " o primeiro grande tratado sobre os direitos humano s do século XXI", ela propõe "promover, proteger e assegurar o gozo completo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais pelas pessoas deficientes e prom over o respeito da sua dignidade". (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Supremo Tribunal de Israel justifica assassínios selectivos

O Supremo Tribunal israelita justificou hoje os "assassínios selectivos" de palestinianos cometidos há anos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, considerando que a sua legalidade deve ser examinada caso a caso . "Não é possível determinar à partida que qualquer assassínio selectivo é c ontrário ou conforme ao direito internacional. A legalidade de qualquer assassínio selectivo deve ser examinada caso a caso", explicam os juízes no seu acórdão. Segundo este documento de 62 páginas, a identidade do alvo visado deve ser conhecida com toda a certeza e as eventuais vítimas inocentes deverão ser indemnizadas. (Mais ...)
RTP

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Comissão Europeia preocupada com violência em jogos e filmes para menores

O comissário europeu para a Justiça, Franco Frattini, vai reunir-se com os representantes da indústria dos vídeo-jogos para analisar a eficácia do código europeu de auto-regulação e encontrar formas de o melhorar. Esta foi a indicação que deixou no seu discurso no Parlamento Europeu, em que se debruçou sobre a necessidade de proteger os menores da "violência e sadismo" de alguns vídeo-jogos e filmes. "Este tipo de jogos recreativos é um péssimo exemplo para as nossas crianças porque pode provocar ou encorajar um comportamento violento nas crianças", disse. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Crise no Líbano é uma vitória" para Israel, afirma Siniora

O primeiro-ministro do Líbano, Fouad Siniora, considera que a crise política que o país atravessa é uma vitória para Israel, já que "não se fala" das suas violações do espaço aéreo libanês, nem dos prisioneiros. Siniora fez estas declarações numa entrevista à Paris Match que o semanário publica quinta-feira. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

SEGURANÇA: Governo norte-americano opõe-se a proibição de armas no Espaço

O Governo norte-americano opõe-se à proibição de armas no Espaço, por considerar que as infra-estruturas espaciais têm de ser defendidas de ataques de outros países mas não revela se tem planos para instalá-las. O sub-secretário de Estado norte-americano para o Controlo das Armas e Segurança, Robert Joseph, defendeu quarta-feira, num discurso em Washington, que "muitos países exploram e adquirem capacidade para ripostar, atacar e vencer os sistemas espaciais" dos Estados Unidos. (Mais ...)
RTP

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Santa Sé pede maior compromisso para acabar com tragédia de Darfur

O arcebispo Silvano M. Tomasi, Núncio apostólico e Observador permanente da Santa Sé na Sede das Nações Unidas em Genebra, denunciou que até agora não foram empreendidas «acções eficazes» para acabar com a tragédia da região sudanesa de Darfur. Ao intervir na terça-feira no Conselho de Direitos Humanos, por ocasião da sessão especial dedicada a Darfur, o arcebispo sublinhou que a Santa Sé acompanha há três anos, «com profunda preocupação, o terrível sofrimento do povo envolvido nos trágicos conflitos que estouram de maneira intermitente na região». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

MIGRANTES: Migração um dos assuntos chave da Cimeira Europeia

O presidente da Comissão Europeia afirmou em Estrasburgo que o Conselho Europeu de Bruxelas vai centrar-se nos "dossiers" da inovação, migração e alargamento, nos quais a União Europeia se tem mostrado activa, mas que deve aprofundar. José Manuel Durão Barroso falava perante os deputados europeus no hemiciclo de Estrasburgo, na abertura de um debate sobre a preparação da cimeira de c hefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) que se realiza quinta e sext a-feira, em Bruxelas. Quanto ao fenómeno da migração, Durão Barroso disse esperar que o Conselho adopte a "abordagem global à imigração" preconizada pela Comissão, dando assim "uma poderosa mensagem de que este é um problema comum ao qual a União dará uma resposta unificada". (Mais ...)
RTP

Etiquetas: ,

EUROPA: Episcopados da UE querem colocar a pessoa no «coração do projecto europeu»

A Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) enviou aos dirigentes das instituições europeias um documento que recolhe as contribuições dos Bispos para a chamada “Declaração de Berlim”, que servirá para afirmar a UE como uma comunidade de valores. Esta declaração sobre os valores e as ambições da Europa insere-se nas comemorações do Tratado de Roma, em 25 de Março de 2007. O documento tem como título “Valores comuns, a fonte viva do projecto europeu”, procurando chamar a atenção para a necessidade de colocar a pessoa no “coração do projecto europeu”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

ECOLOGIA: Parlamento Europeu aprova nova legislação sobre produtos químicos

O Parlamento Europeu aprovou hoje em Estrasburgo a nova legislação sobre registo, avaliação e autorização de produtos químicos (REACH), que abrangerá cerca de 30.000 substâncias, substituindo perto de 40 leis actualmente em vigor na UE. A nova directiva (lei europeia) foi ratificada hoje pelo hemiciclo de Estrasburgo, após anos de discussão, com 529 votos a favor, 98 contra e 24 abstenções. O objectivo do REACH, que deverá entrar em vigor em Junho de 2007, é assegurar um elevado nível de protecção da saúde humana e do ambiente, através da substituição de substâncias extremamente problemáticas por substâncias ou tecnologias alternativas mais seguras e através da disponibilização de informação sobre a toxicidade de produtos utilizados quotidianamente. (Mais …)
RTP

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Comissão Europeia faz ultimato a Estados-membros sobre gases com efeito de estufa

A Comissão Europeia fez ontem um ultimato a Espanha, ao Luxemburgo e à Estónia para que facultem informações detalhadas sobre os progressos feitos, durante o ano de 2004, na redução dos gases com efeito de estufa. As autoridades dos respectivos países dispõem agora de dois meses para entregar as informações solicitadas, caso contrário serão objecto de uma queixa ao Tribunal de Justiça da UE, uma vez que o prazo para o fazerem expirou a 15 de Janeiro. (Mais …)
RTP

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Moussa em Beirute para discutir ideias para resolver a crise política

O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, afirmou ontem à chegada a Beirute que a sua missão de mediação da crise política no país assenta em "ideias" e não "numa iniciativa árabe" para resolver a crise política. "Não há uma iniciativa árabe [para resolver a crise], há ideias que eu espero discutir. Estão a ser desenvolvidos esforços nesse sentido desde a minha primeira visita" a Beirute, a 03 de Dezembro, disse Amr Moussa à imprensa à chegada à capital libanesa. (Mais …)
RTP

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Vaticano relembra que a Shoah foi uma «tragédia atroz»

O Vaticano criticou ontem as teorias revisionistas em relação ao Holocausto, na II Guerra Mundial, e assinalou em comunicado que a Shoah foi uma “tragédia atroz”. A nota oficial foi divulgada na manhã de ontem, dando conta da posição assumida pela Santa Sé a respeito da Conferência a decorrer em Teerão, capital do Irão, para colocar em discussão os horrores do Holocausto. “A Shoah foi uma tragédia atroz diante da qual não se pode ficar indiferente”, assinala o comunicado. A Igreja, pode ler-se, “olha com profundo respeito e compaixão para a experiência do povo judaico durante a II Guerra Mundial”. Lembrar estes “factos terríveis”, prossegue o documento, deve ser um dever “para todas as consciências, a fim de eliminar os conflitos, respeitar os legítimos direitos de todos os povos, exortar para a paz, na verdade e na justiça”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Conferência sobre o Holocausto indigna o Ocidente

O comissário europeu da Justiça, Franco Frattini, declarou-se ontem "chocado e indignado" com a conferência organizada em Teerão e que "põe em causa o Holocausto". "Desejo expressar publicamente a minha reacção chocada e a minha indignação quanto à conferência sobre o Holocausto que decorre nestes dias em Teerão e que põe em causa o Holocausto", disse o comissário, num comunicado. Também o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, considerou "incrivelmente chocante" a conferência sobre o Holocausto e acusou o Irão de provocar voluntariamente "um máximo de problemas" no Médio Oriente. Em Berlim, a chanceler alemã Ângela Merkel condenou também, "com a maior firmeza", a conferência de Teerão, durante uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert. (Mais …)
RTP

Etiquetas:

EUROPA: Parlamento Europeu aprova recomendação para proteger menores on-line

O Parlamento Europeu aprovou ontem, em Estrasburgo, uma recomendação com o objectivo de proteger menores na utilização das novas tecnologias, sugerindo várias medidas, entre elas, a criação de um número verde e um domínio dirigido aos jovens. Segundo as medidas propostas, os Estados-membros devem lançar campanhas de informação para sensibilizar os cidadãos para possíveis riscos da Internet, a distribuição de kits de informação indicando como navegar com segurança, como filtrar as mensagens não desejadas e como apresentar queixa ou assinalar conteúdos lesivos através de linhas telefónicas que passarão a ser asseguradas em cada país. Os eurodeputados defendem a criação de um número verde europeu para recolher informações sobre os meios de filtragem existentes. (Mais …)
RTP

Etiquetas: ,

ÁFRICA: ONU critica indiferença internacional sobre Darfur, pede acção urgente

A Alta-Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Louise Arbour, criticou ontem a indiferença internacional sobre o conflito em Darfur, Sudão, e o secretário-geral da organização, Kofi Annan, pediu acções urgentes para travar as atrocidades. Na abertura de uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas dedicada a este conflito, Arbour afirmou que "o desesperado sofrimento do povo de Darfur tem sido há demasiado tempo tratado com negligência". (Mais …)
RTP

Etiquetas:

terça-feira, 12 de dezembro de 2006

MIGRANTES: Igreja debate projectos pastorais com os ciganos

Os directores nacionais da Pastoral para os Ciganos iniciaram no dia 11 uma reunião de dois dias em Roma, para aprofundar o documento "Orientações para uma Pastoral dos Ciganos", com o objectivo da promoção efectiva da pastoral da população cigana. Segundo um comunicado do Cardeal Martino, promotor do encontro, foram convidados para a reunião os directores nacionais de todos os países onde existe uma pastoral específica em favor dos ciganos: os países europeus, Estados Unidos, México, Brasil e Índia. Pela primeira vez, participam no encontro representantes de Bangladesh, Chile, Filipinas e Indonésia. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

MIGRANTES: Em defesa dos trabalhadores migrantes e suas famílias

Ao aproximar-se a celebração do VII Dia Internacional dos Migrantes proposto pela ONU – 18 de Dezembro - a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM) reafirma, em sintonia com as orientações do Papa Bento XVI e do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o seu compromisso em divulgar junto da opinião pública o texto da Convenção e apelar à sua Ratificação por parte de Portugal e da União Europeia. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: Mensagem para o 40º Dia Mundial da Paz, 2007: «A pessoa humana: coração da paz»

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE BENTO XVI
PARA A CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA PAZ
1 DE JANEIRO DE 2007

A PESSOA HUMANA, CORAÇÃO DA PAZ

1. No início do ano novo, desejo fazer chegar aos Governantes e aos Responsáveis das Nações, bem como a todos os homens e mulheres de boa vontade os meus votos de paz. Envio-os, de modo particular, a quantos se encontram na tribulação e no sofrimento, a quem vive ameaçado pela violência e pela constrição das armas ou, espezinhado na sua dignidade, aguarda o próprio resgate humano e social. Envio-os às crianças que, com a sua inocência, enriquecem a humanidade de bondade e de esperança e, com o seu sofrimento, a todos nos animam a sermos obreiros de justiça e de paz. Pensando precisamente nas crianças, especialmente naquelas cujo futuro está comprometido pela exploração e pela maldade de adultos sem escrúpulos, quis que, por ocasião do Dia Mundial da Paz, a atenção se concentrasse sobre o tema: Pessoa humana, coração da paz. De facto, estou convencido de que respeitando a pessoa promove-se a paz e, construindo a paz, assentam-se as premissas para um autêntico humanismo integral. É assim que se prepara um futuro sereno para as novas gerações. (Mais ...)

Ver também Intervenção do Card. Renato Martino na apresentação da Mensagem aqui.

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Bispos dos Estados Unidos pedem a paz e a reconstrução do Líbano

Dom Thomas G. Wenski, bispo de Orlando e presidente da Comissão de Política Internacional da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), pediu à secretária de Estado Condoleezza Rice que aumente os esforços junto da comunidade internacional para estabelecer a paz, a estabilidade e a reforma política no Líbano. Denominando o assassinato do ministro do Líbano Pierre Gemayel como «outro sinal do aprofundamento da crise no Líbano», Dom Wenski afirma numa carta dirigida à secretária Rice no passado dia 6 de Dezembro, que o assassinato e a recente guerra com o norte de Israel debilitou a democracia e animou os radicais do país. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Kofi Annan critica EUA em matéria de direitos humanos

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU) criticou aberta e duramente os Estados Unidos por desrespeitarem a legislação internacional em matéria de direitos humanos durante as campanhas militares e combate ao terrorismo. Ao discursar ontem no Museu-Biblioteca Harry Truman no Estado do Missouri, Kofi Annan apelou à fidelidade aos princípios fundadores norte-americanos, em contraposição aos escândalos verificados em prisões iraquianas, no centro de detenção da base naval de Guantanamo (Cuba) e com o alegado transporte ilegal de prisioneiros pelos serviços secretos (CIA). (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

EVENTOS: Microcrédito, Justiça, Paz e Desenvolvimento

A Associação Nacional de Direito ao Crédito, a propósito da entrega do Prémio Nobel da Paz ao Prof. Muhammad Yunus, vai realizar uma sessão/debate subordinada ao tema: «Microcrédito, Justiça, Paz e Desenvolvimento», na qual serão intervenientes o Dr. Fernando Medina (Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional), o Prof. Mário Murteira e a Profª Manuela Silva. O debate terá lugar no dia 14 de Dezembro, às 21h 30mn, no ISCTE - Auditório Afonso de Barros.

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Israel proibe missão de Desmond Tutu em Beit Hanun

Israel proibiu a visita à Faixa de Gaza do prémio Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu na qualidade de chefe de uma missão de inquérito sobre o massacre de 19 palestinianos em Beit Hanun, anunciou uma fonte da ONU. Segundo a fonte das Nações Unidas, Israel informou que não deixaria entrar a missão de inquérito nomeada no final de Novembro na sequência de uma votação do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, que condenou o Estado hebreu pelo bombardeamento de locais civis a 08 de Novembro último em Beit Hanun. (Mais ...)
RTP

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Rússia satisfeita com novo projecto de resolução sobre o Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, mostrou-se satisfeito com a nova versão do projecto de resolução da ONU sobre o programa nuclear iraniano, apresentado pelos europeus, sublinhando que o documento "tem em conta as propostas russas". O projecto de resolução, apresentado por França e pelo Reino Unido, contém alterações com base nas propostas russas, que têm em conta a necessidade de convencer o Irão a sentar-se à mesa das negociações, afirmou Lavrov, em declarações às agências noticiosas russas. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

ÁSIA-PACÍFICO: Negociações sobre programa nuclear norte-coreano recomeçam na próxima segunda-feira

As negociações sobre o arsenal nuclear da Coreia do Norte, suspensas há mais de um ano devido ao boicote do regime de Kim Jong-il, vão ser retomadas na próxima segunda-feira. "Depois do acordo entre todas as partes, a segunda fase da quinta série das conversações a seis vai começar no dia 18, em Pequim", anunciou hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: EcoNatal

Estamos próximos de uma estação do ano em que tradições se conjugam entre características positivas e outras muito negativas. Natal é um dos principais momentos críticos de atitudes e de consumismo e de ano para ano insustentáveis... com pegadas ecológicas tremendamente assustadoras!! Ensinam-se e prepararam-se alunos e jovens para os conceitos dos 3R, pegada ecológica e Carta da Terra para tudo estar varrido e HIPERdelapidado num dia!!! Portanto esta época do ano é uma óptima oportunidade de repensar as nossas vidas e estimular a formação ambiental de todos. Vamos todos optar por um EcoNatal. (Mais ...)
Paróquia S. João Evangelista

Etiquetas:

ECUMENISMO: Mensagem de Natal para a Comunhão Anglicana

Mensagem de Natal do Arcebispo Rowan Williams para a Comunhão Anglicana

"Ele vem libertar os prisioneiros, que estavam presos por Satanás". Estas são algumas palavras do meu hino favorito do Advento. "Escutem o hino de alegria!" E estas palavras levam-nos a pensar nos aspectos do Natal que com frequência são negligenciados quando preferimos apenas alguns dos elementos mais ‘agradáveis’ da história. (Mais ...)
Paróquia S. João Evangelista

Etiquetas:

DIREITOS DA CRIANÇA: UNICEF, 60 anos marcados com relatório sobre igualdade

No dia em que assinala 60 anos de existência, a UNICEF divulga o relatório sobre a Situação Mundial da Infância 2007, em que analisa a igualdade entre géneros em casa, na política e no emprego. O documento defende que mais direitos para as mulheres resultam em mais qualidade de vida para as crianças: se, por exemplo, no sul da Ásia, as mulheres tivessem mais poder nas decisões domésticas, haveria menos 13 milhões de crianças sub-nutridas. (Mais ...)
RR

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Apelo de Bento XVI à paz no Líbano e em todo Médio Oriente

Bento XVI manifestou-se preocupado, no final da oração do Angelus do passado Domingo , com a situação no Líbano e no Médio Oriente, tendo-se dirigido aos libaneses, aos seus responsáveis políticos e à comunidade internacional. O Papa revelou que vai acompanhando “o que acontece no Médio Oriente, onde a algumas perspectivas de solução das crises que abalam a região se alternam tensões e dificuldades que fazem temer novas violências”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

domingo, 10 de dezembro de 2006

No 2º Domingo de Advento, acendamos a vela da JUSTIÇA

Acendamos as 4 velas do Advento para que brilhe a Paz na Terra


No 2º Domingo de Advento,
acendamos a vela da JUSTIÇA, para respeitar os direitos humanos
e cumprir lealmente os deveres que deles decorrem.

Etiquetas: ,

10 de Dezembro: Dia dos Direitos Humanos

Etiquetas:

sábado, 9 de dezembro de 2006

9 de Dezembro: Dia Internacional Contra a Corrupção

Etiquetas:

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Bento XVI apela à fraternidade entre os crentes das várias religiões

Bento XVI fez ontem, durante a audiência geral, um balanço muito positivo da sua visita à Turquia, confessando que regressou da mesma com um afecto renovado pela civilização islâmica. Admitindo que a viagem “se apresentava como difícil, sob muitos aspectos”, o Papa disse esperar ela traga frutos “tanto na relação com os irmãos ortodoxos, como no diálogo com os muçulmanos”. A visita, explicou, desenrolou-se em três “círculos concêntricos”, relacionadas com a comunidade católica, o encontro com outros cristãos e com os não-cristãos. O Papa deixou um apelo aos católicos e muçulmanos de todo o mundo, para que possam dar “um testemunho de verdadeira fraternidade”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

DIREITOS HUMANOS: Santa Sé alerta para preconceitos contra as religiões

A Santa Sé manifestou a sua preocupação relativamente aos efeitos dos preconceitos que existem em relação às religiões no espaço europeu. “Todas as religiões estão em perigo quando uma delas é vítima de preconceitos e estereótipos”, disse o Secretário do Vaticano para as relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti. O "ministro dos negócios estrangeiros" do Vaticano esteve em Bruxelas para o 14º Conselho ministerial da OSCE, que engloba 56 Estados. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Expoentes islâmicos condenam mutilação genital feminina

Uma conferência de eruditos islâmicos e cientistas médicos declarou que «a mutilação genital feminina é contrária aos maiores valores do islão e é, portanto, um delito punível judicialmente». Durante os dias 22 e 23 de novembro, os mais altos eruditos internacionais do islão e cientistas do âmbito da medicina reuniram-se na Universidade Al-Azhar do Cairo para discutir sobre o tema da mutilação genital das meninas e da postura do islão em relação a este costume. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Travessia entre o Islão e o Ocidente

Em entrevista à Agência Ecclesia, o Sheik David Munir analisa a viagem do Papa Bento XVI à Turquia: um passo que trará benefícios no diálogo entre as partes, que podem e devem deixar visitar-se reciprocamente. Ler entrevista ...
Agência Ecclesia

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Póvoa de Varzim volta a ser "cidade da Paz"

Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associa-se ao Encontro pela Paz, que vai decorrer, na Póvoa de Varzim, entre Novembro e Janeiro de 2007. O programa de iniciativas é vasto e inicia-se no dia 10 de Dezembro, às 11h30, com o “Jogo pela Paz”, que será o jogo de futebol entre o Varzim e o Feirense, a contar para o Campeonato Nacional da Liga de Honra, mas que será transformado numa grandiosa manifestação pública de apoio ao movimento. O Encontro pela Paz tem como principais objectivos sensibilizar a população para a importância crucial do envolvimento de todos na promoção de uma cultura de Paz, criar hábitos de partilha, celebração e de troca de experiências positivas, promover uma acção orientada, sem diferenças de raça, credo ou condição sócio-económica e consolidar uma tradição de Paz. (Mais ...)

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Projecto ‘Viver os Direitos Humanos’ com Inscrições Abertas

Decorrem até ao final do próximo mês de Dezembro as inscrições para o projecto “Viver os Direitos Humanos”, uma iniciativa destinada a escolas do ensino básico e secundário que tenham clubes, núcleos ou oficinas a trabalhar na área dos direitos humanos e da cidadania. Resultado de uma parceria entre a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional (AI), o projecto “Viver os Direitos Humanos” terá uma componente online, materializada num site que, além de dar a conhecer a iniciativa e apresentar o plano e a calendarização das actividades, divulgará os projectos das escolas. (Mais ...)
PORTAL DO CIDADÃO

Etiquetas:

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Juntos, oramos pela Paz

Pelo terceiro ano consecutivo 7 confissões pretendem manifestar um gesto concreto de diálogo entre pessoas e de oração entre religiões diferentes, no sentido de consolidar o seu compromisso espiritual na edificação de um mundo fraterno, unido e solidário. A celebração inter-religiosa de oração integra-se na Campanha "10 milhões de Estrelas: um gesto pela Paz - 2006", promovida pela Caritas Diocesana de Setúbal e acontecerá no próximo dia 7 de Dezembro, pelas 21.30h, no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, Praça das Forças Armadas, em Almada. (Mais ...)
OCPM

Etiquetas:

ECUMENISMO: Arcebispo ortodoxo de Atenas visitará Bento XVI pela primeira vez

Sua Beatitude Christodoulos, arcebispo ortodoxo de Atenas e de toda a Grécia, visitará o Papa Bento XVI e a Igreja de Roma de 13 a 16 de Dezembro, segundo um comunicado emitido ontem pela Sala de Imprensa da Santa Sé. A visita do arcebispo acontece depois de o Santo Padre e o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I de Constantinopla terem assinado em 30 de Novembro, em Istambul, uma Declaração comum que dá um forte impulso à busca da unidade entre católicos e ortodoxos para superar o cisma do ano 1054. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

5 de Dezembro: Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

Etiquetas:

domingo, 3 de dezembro de 2006

No 1º Domingo de Advento, acendamos a vela da VERDADE

Acendamos as 4 velas do Advento para que brilhe a Paz na Terra

Para este tempo da paz 2006, acendamos as quatro velas
como pilares para que brilhe a “Paz na Terra”.


No 1º Domingo de Advento,
acendamos a vela da VERDADE, que ilumina os direitos
e os deveres mútuos de cada pessoa e de cada povo.

Etiquetas: ,

3 de Dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Etiquetas:

sábado, 2 de dezembro de 2006

2 de Dezembro: Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Etiquetas: