a OBSERVATÓRIO DA PAX: abril 2007

quinta-feira, 26 de abril de 2007

ECOLOGIA: Bento XVI pede alterações nos estilos de vida e modelos de consumo que esgotam os recursos naturais

Bento XVI lançou um apelo em favor da mudança dos actuais estilos de vida e modelos de consumo que esgotam os recursos naturais. O pedido é feito numa mensagem enviada aos participantes no seminário de estudo sobre o tema "Mudanças climáticas e desenvolvimento", promovido pelo Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP) entre 25 e 26 de Abril. O impacto das mudanças climáticas no desenvolvimento económico e nas políticas sociais são alguns dos temas em cima da mesa. As questões energéticas, a responsabilidade da sociedade civil e da Igreja são outras matérias em agenda. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Santa Sé recorda a católicos e budistas o poder da educação para paz

Elemento fundamental para a paz no mundo, a educação deve ser apoiada por todos os sectores da sociedade, alerta o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso. Como todos os anos, o dicastério - presidido pelo cardeal Paul Poupard - enviou aos budistas uma mensagem de felicitações por ocasião da festa - que se celebra em diferentes países entre 2 e 31 de Maio - de Vesakh, a mais importante para os seguidores dessa religião. «Cristãos e budistas: educar as comunidades para viverem em harmonia e paz» é o título do texto no qual se afirma a necessidade de tantas pessoas no mundo de aprender sobre os outros e sobre as suas crenças, para superar preconceitos e incompreensões. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

ECUMENISMO: Igrejas da Alemanha avançam para reconhecimento comum do Baptismo

As Igrejas Cristãs da Alemanha vão assinar no próximo dia 29 de Abril na Catedral de Magdeburgo uma declaração comum, que reconhece a plena validade do Baptismo. O anúncio foi feito pela Conferência Episcopal Alemã. A Igreja Católica já deixou clara a orientação de que se avance no sentido do “reconhecimento mútuo”, seja no Directório para a aplicação dos princípios e das normas sobre o ecumenismo, seja através de uma recente intervenção do presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DEMOCRACIA E BOA GOVERNAÇÃO: Governo lança guia anticorrupção

O Ministério da Justiça tem disponível on-line o guia elaborado pelo Gabinete para as Relações Internacionais, Europeias e de Cooperação, com a colaboração da Polícia Judiciária, "Prevenir a Corrupção: Um guia explicativo sobre a corrupção e crimes conexos", que pretende incentivar os cidadãos a prevenir e a denunciar a corrupção e actos conexos.
* Ver também: Legislação relevante sobre Corrupção

Etiquetas:

terça-feira, 24 de abril de 2007

ECOLOGIA: Vaticano convoca seminário sobre o aquecimento global

O Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP) convocou para os próximos dias 25 e 26 de Abril um seminário de estudo sobre o tema "Mudanças climáticas e desenvolvimento". A iniciativa, que decorre à porta fechada, reúne Bispos da Alemanha, Inglaterra e Austrália, bem como um representante do Conselho Mundial das Igrejas. O impacto das mudanças climáticas no desenvolvimento económico e nas políticas sociais são alguns dos temas em cima da mesa. As questões energéticas, a responsabilidade da sociedade civil e da Igreja são outras matérias em agenda. O presidente do CPJP apresentará as conclusões do encontro, esta quinta-feira.
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Cristãos do Egipto precisam de solidariedade

D. Youhannes Zakaria, Bispo de Luqsor (Egipto) deixou um pedido de "solidariedade e oração" em favor dos cristãos egípcios. Em entrevista à Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), este Bispo lembrou que em muitas partes do país não há água potável ou electricidade. "As pessoas sofrem muito e, enquanto Bispo, tenho de ajudar o meu povo". (Mais ...)
Ajuda à Igreja que Sofre

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Desenvolvimento exige promover dignidade da mulher, assegura Vaticano

A Santa Sé está convencida de que uma das prioridades actuais para promover o autêntico desenvolvimento passa pela promoção da dignidade da mulher. Assim explicou no passado dia 20 de Abril Dom Francesco Follo, observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), ao intervir na 176ª Sessão do Conselho Executivo da mesma sobre as estratégias que esta instituição se propõe de 2008 a 2013. O prelado apresentou como prioridade para essa instituição «a promoção real da dignidade das mulheres e da sua participação responsável na vida social, a todos os níveis». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

segunda-feira, 23 de abril de 2007

DIREITOS HUMANOS: Combate ao terrorismo não pode sacrificar direitos fundamentais

A Santa Sé manifestou-se hoje contra a violação de "direitos humanos fundamentais" em nome do combate o terrorismo. O presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP), Cardeal Renato Martino, disse que "os esforços das organizações internacionais para proteger os cidadãos de ataques terroristas e identificar os agressores antes que eles possam entrar em acção" não devem levar ao sacrifício desses direitos fundamentais. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

ÁSIA-PACÍFICO: CMI apela ao fim dos combates e a uma solução política no Sri Lanka

O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) apelou energeticamente ao governo do Sri Lanka e à organização rebelde LTTE (Liberation Tigers of Tamil Eelam) "a regressarem às obrigações" do acordo de cessar-fogo de Fevereiro de 2002 que ambos violaram, e a "procurarem soluções duradouras para porem fim aos combates que afectam as vidas de tantas pessoas". Numa "expressão de preocupação" emitida na passada sexta-feira, o secretário-geral do CMI, Rev. Dr. Samuel Kobia afirmou que estava "profundamente desolado pela actual intensificação da luta" que está a provocar "a morte de civis inocentes, militares e rebeldes diariamente, enquanto que o número de sequestros, recrutamento de crianças e de pessoas deslocadas está a aumentar”. (Mais …)
CMI

Etiquetas:

ÁSIA-PACÍFICO: Bento XVI pede respeito pelos direitos humanos no Sri Lanka

Bento XVI manifestou-se na passada sexta-feira em favor do respeito pelos direitos humanos e pelo diálogo, como formas de acabar com a violência no Sri Lanka. O Papa recebeu no Vaticano em audiência o presidente deste país, Mahinda Rajapaksa. Um comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé explica que "nos colóquios, à luz da situação actualmente existente no Sri Lanka, confirmou-se a necessidade de respeitar os direitos humanos e de reiniciar o caminho do diálogo e das negociações como única via para acabar com a violência que atinge a ilha". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: A Responsabilidade Social das Instituições e o Desenvolvimento Sustentável

Comunicado final do Seminário realizado a 21 de Abril pelo Grupo de Trabalho "Economia e sociedade" da Comissão Nacional Justiça e Paz

  1. Ao concluir o seminário sobre “A responsabilidade social das instituições e o desenvolvimento sustentável”, a Comissão Nacional Justiça e Paz e o seu Grupo de Trabalho “Economia e Sociedade” entendem ser útil dar conta das principais conclusões da reflexão produzida, confiando à comunicação social e à opinião pública a sua difusão, crítica e aprofundamento.
  2. O desenvolvimento sustentável, a nível do planeta como no interior de cada país, constitui uma preocupação incontornável na construção do futuro colectivo. Preocupação que está presente em iniciativas das Nações Unidas, como sejam o Pacto Global das Nações Unidas ou Os Objectivos do Milénio, documentos estes que mereceram a adesão dos Estados-membros e cuja execução vem sendo monitorizada pelos organismos competentes. Também no âmbito da União europeia, tem havido tomadas de posição, directivas e outros mecanismos comunitários convergentes no sentido de encontrar as melhores vias para compatibilizar o desejado crescimento económico com a sustentabilidade de um autêntico desenvolvimento humano . Neste contexto, cabe destacar que a sustentabilidade de que se fala deve ser entendida em sentido lato que inclui a protecção ambiental e a coesão social. (Mais ...)

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Empresas como lugar de cidadania

Chamar a atenção para a responsabilidade social das instituições e das empresas mercantis foi o principal objectivo do Seminário organizado pela Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), que decorreu no passado Sábado. Debater o desenvolvimento sustentável num sentido mais amplo que “implica o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade que visa a coesão social”, explicou à Agência ECCLESIA a Presidente da Comissão, Manuela Silva. A temática suscitou entre os presentes um grande interesse, visível nas intervenções e também nos participantes, mas Manuela Silva lamenta a fraca participação de empresários e gestores. O termo «responsabilidade social» já entrou no vocabulário corrente, “sinal de que está também presente nas preocupações”, sublinha, mas “estamos ainda muito longe de um entendimento suficientemente abrangente e comprometedor por parte das instituições e das empresas”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA: Bento XVI apela ao perdão da dívida dos países mais pobres

Bento XVI considera que a eliminação da pobreza constitui "uma das tarefas mais importantes do nosso tempo". O Papa escreveu à Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por ocasião da presidência alemã da UE e da próxima cimeira do G8, que irá decorrer neste país. Nesta carta, pede "condições comerciais favoráveis" para os países pobres, incluindo "um acesso amplo e sem reservas ao mercado", bem como o perdão "completo e incondicional" da dívida externa. Esta medida, acrescenta, deve ser acompanhada de outras que assegurem que os países pobres não acabem, novamente, "em situações de dívida insustentável". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

sexta-feira, 20 de abril de 2007

ÁFRICA: Oração da comunidade católica pela paz no Zimbabwe

“Estamos aqui para rezar pela paz e para denunciar a opressão”, disse o Arcebispo de Bulawayo, D. Pius Ncube, durante um dos dois encontros de oração organizados na semana passada pela comunidade católica no Zimbabwe. No passado dia 14 de Abril, a polícia permitiu a realização do primeiro encontro na paróquia de S. Patrício em Makokoba, apesar de ter, num primeiro momento, ameaçado a sua realização com a acusação de ser um protesto anti governamental. Os organizadores, membros da “Save Zimbabwe Campaign”, afirmaram estar determinados a desafiar qualquer tentativa de deter o encontro, apesar do medo por possíveis repressões por parte da polícia. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

AMÉRICAS E CARAÍBAS: Dados da CPT revelam que impunidade mantém violência no campo

A Comissão Pastoral da Terra, organização membro da Pax Christi Internacional, pelo vigésimo segundo ano consecutivo, publica o seu "Conflitos no Campo Brasil" que traz um pouco dos conflitos que aconteceram em todo o país no ano de 2006. Os dados dos conflitos e violências de 2006 reafirmam que permanecem intocados os alicerces da concentração da propriedade, a sua defesa como valor quase absoluto, a truculência dos que dela se apropriaram e, sobretudo, a impunidade. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais continuam a ser reprimidos e a sofrer violências. Em 2006 houve um aumento de 176,92% das tentativas de assassinato em relação a 2005. Em 2006 registaram-se 72, enquanto no ano anterior foram 26. O número de prisões também sofreu um significativo aumento, de 261 trabalhadores presos em 2005 para 917 em 2006. Um crescimento de 251,34%. Houve também um crescimento de 2,63% no número de assassinatos. Em 2006, 39 pessoas foram assassinadas. Em 2005 foram 38. Registou-se uma diminuição de -10,54% no número de mortos em consequência dos conflitos. Foram 64 em 2005, e 57 em 2006. Também caiu o número de ameaçados de morte - 266 em 2005, 207 em 2006, -22,18% - e de torturados - 33 em 2005, 30 em 2006, - 9,09%. (Mais ...)
CPT

Etiquetas: ,

quinta-feira, 19 de abril de 2007

CULTURA DA PAZ: Desenvolvimento e Solidariedade

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa

No passado dia 26 de Março, completaram-se quarenta anos após a publicação da encíclica “Populorum Progressio” (26.03.1967), designada “encíclica da Ressurreição”, por ter sido publicada no Domingo de Páscoa e por ter lançado um enorme raio de luz e de esperança, sobre os muitos milhões de seres humanos que, ao tempo, viviam oprimidos pela miséria e pelo subdesenvolvimento. Esta foi a primeira encíclica publicada depois do II Concílio do Vaticano e também a primeira que abordou o tema do progresso e do desenvolvimento dos povos. Fruto da lucidez e da visão profética do papa Paulo VI, colocou-se na linha de continuidade do Magistério da Igreja sobre a questão social, mas mostrou uma inovadora ousadia, tanto em relação ao tema como à forma de o tratar, com base nos ensinamentos conciliares. Daí resulta a sua flagrante actualidade, nos dias de hoje.
Vinte anos depois da publicação da “Populorum Progressio”, o papa João Paulo II, levado pelo seu extraordinário zelo apostólico, quis comemorar essa data, publicando a encíclica “Sollicitudo Rei Socialis” (30.12.1987). Com ela propôs à Igreja e ao mundo uma releitura da encíclica do papa Paulo VI, ao mesmo tempo que fazia o balanço da sua recepção, aprofundava os conceitos de desenvolvimento e solidariedade e lançava a luz e a esperança do Evangelho sobre os problemas sociais e políticos, entretanto surgidos na cena internacional.
A Conferência Episcopal Portuguesa, na sequência de outros documentos publicados sobre questões sociais e, concretamente, sobre estas encíclicas, decidiu assinalar o aniversário da sua publicação, chamando a atenção dos fiéis católicos e de “todos os homens de boa vontade” do nosso país para a importância e actualidade desses dois notáveis documentos do Magistério da Igreja. Pela profundidade e pela justeza dos seus ensinamentos, bem merecem ser relidos, meditados e postos em prática. (Mais ...)

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Estudo do PNUD abordará caos no clima

A edição deste ano do Relatório do Desenvolvimento Humano, principal publicação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), abordará as mudanças climáticas — “um dos mais importantes e complexos desafios da humanidade no século 21”, segundo a agência da ONU. O estudo, que será lançado em Novembro, vai trazer os novos resultados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e mostrar como o aquecimento do planeta pode afectar as condições sociais de vários países, prejudicar os avanços no combate à pobreza e dificultar o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. (Mais ...)
PNUD Brasil

Etiquetas: ,

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Tragédia em universidade dos EUA motiva comunicado do Observatório das armas ligeiras

Comunicado do Observatório Permanente sobre a Produção, o Comércio e a Proliferação de Armas Ligeiras

As notícias que chegaram da Universidade Técnica da Virgínia ao cair da tarde de segunda-feira 16 de Abril enchem todos de tristeza. As cerca de trinta vítimas, jovens estudantes e professores, foram colhidas pelas balas de um louco que quis chamar a atenção para si e para um problema que, por certo, defrontava, e que ainda nos é desconhecido. Esta tragédia chama assim a atenção para os malefícios da proliferação de armas ligeiras, pois a sua fácil disponibilidade terá sido uma causa próxima deste terrível desenlace. (Mais ...)
CNJP

Etiquetas: ,

DIÁLOGO INTERCULTURAL: A Interculturalidade na Expansão Portuguesa

No âmbito do plano de actividades do Observatório da Imigração, o ACIME organiza no próximo dia 9 de Maio de 2007, às 15.00h no Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), uma sessão de apresentação do estudo A Interculturalidade na Expansão Portuguesa, desenvolvido por João Paulo Oliveira e Costa, professor da FCSH/UNL e investigador do Centro de História de Além-Mar (CHAM/UNL), e Teresa Lacerda, investigadora do CHAM/UNL e mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. O presente estudo, que aborda o tema da interculturalidade no período da expansão portuguesa entre os séculos XV e XVIII, é o primeiro número publicado na Colecção Portugal Intercultural, uma nova colecção de estudos lançada pelo ACIME. (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Fórum "Migrações e Direitos Humanos"

No âmbito do 36º Congresso da Federação Internacional dos Direitos Humanos (FIDH), de 19 a 21 de Abril de 2007 realiza-se em Lisboa um Fórum dedicado ao tema "Migrações e Direitos Humanos", organizado em parceria com a CIVITAS – Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos. Migrações internacionais, sistemas de asilo, refugiados e deslocados na Europa e no mundo, protecção de trabalhadores migrantes e sistema internacional de protecção de direitos humanos são algumas das questões em debate nesta iniciativa. O Congresso conta com a realização de seis Ateliers Regionais atravessados por diferentes temas (Médio Oriente e Norte de África, África Subsaariana, Ásia, Américas, Europa Ocidental e Europa Oriental e Ásia Central) e três Ateliers Temáticos (mulheres e migrações, protecção internacional para migrantes e refugiados, direitos fundamentais e soberania dos Estados). (Mais ...)
ACIME

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 18 de abril de 2007

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Falta uma base de dados fiável sobre as armas em Portugal

Mais de 5700 armas ilegais foram recolhidas durante a campanha organizada nos últimos quatro meses do ano passado pelo Ministério da Administração Interna que contou com a participação da Comissão Nacional Justiça e Paz. Apesar deste resultado ser considerado positivo, mantém-se a preocupação em relação a todo o armamento que ficou por legalizar. Desconhecem-se quantas armas ilegais há no país, mas de acordo com Fernando Roque de Oliveira, do Observatório de Armas da Comissão Nacional Justiça e Paz, já foram mencionados números "números astronómicos". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Vaticano exige acção em favor dos refugiados iraquianos

O Vaticano pediu que a comunidade internacional encontre "formas concretas de auxílio" para as populações do Iraque que fogem da guerra e da violência no país. D. Silvano Tomasi, representante da Santa Sé na conferência da ONU sobre os refugiados iraquianos, que decorre em Genebra, utilizou o retrato oferecido pela imprensa internacional para afirmar que hoje "é mais fácil morrer do que viver no Iraque", por causa da "violência crescente e das atrocidades diárias". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

MÉDIO ORIENTE: 8 milhões de refugiados precisam de ajuda urgente no Iraque

Oito milhões de iraquianos necessitam de ajuda urgente de acordo com um anúncio feito [ontem] em Genebra, Suíça, pela ONU, num quadro em que os vizinhos Síria e Jordânia, acolhendo 1,2 milhões, estão à beira da ruptura. John Holmes, responsável da organização para os Assuntos Humanitários, revelou que os iraquianos se deparam com «uma crise de sobrevivência» no interior do país devido à violência diária, aos confrontos inter-étnicos e religiosos, e à herança de anos de negligência do anterior regime, agravados por sanções, que deram cabo das infra-estruturas. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Necessária solidariedade «urgente e significativa»para milhões de iraquianos refugiados e deslocados no Iraque

O Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, pediu [ontem] à comunidade internacional solidariedade «urgente e significativa» para milhões de iraquianos refugiados e deslocados vítimas do conflito no Iraque. As necessidades consideráveis dos iraquianos e os desafios que enfrentam os países que os acolhem requerem uma acção urgente e significativa da comunidade internacional e um partilhar de um fardo que esse acolhimento implica, afirmou António Guterres. Na sessão de abertura da conferência de dois dias, em Genebra, sobre a situação dos quatro milhões de refugiados e deslocados iraquianos no Iraque e nos países vizinhos o responsável da ACNUR pediu «apoio financeiro, económico e técnico». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

MÉDIO ORIENTE: Ki-moon pede aos vizinhos do Iraque para deixarem fronteiras abertas

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu [ontem] aos países vizinhos do Iraque para abrirem as fronteiras para ajudar milhares de refugiados iraquianos, que todos os dias abandonam o país devido à violência. Ban Ki-moon, que se dirigiu por vídeo-conferência aos participantes da reunião internacional que [ontem e hoje]se realiza em Genebra para ajudar os refugiados e deslocados iraquianos, pediu aos países vizinhos para «compartirem o peso» da situação e sublinhou que isso se faz com a manutenção das fronteiras abertas. «Os vizinhos do Iraque acolheram generosamente um grande número de iraquianos, mas encontram cada vez mais dificuldades em lhes fornecer serviços básicos como os cuidados básicos de saúde e de educação», reconheceu o secretário-geral da ONU que se referia à Síria e à Jordânia. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Aviões sudaneses com cores da ONU bombardeiam Darfur

O governo sudanês utiliza aviões que ostentam fraudulentamente as cores da ONU para bombardeamentos no Darfur, relata hoje o New York Times, citando um relatório confidencial das Nações Unidas. O Sudão é igualmente acusado de violações das resoluções da ONU por transportar armas por via aérea nesta região do ocidente do país, segundo a mesma fonte. Fotografias mostram um avião militar sudanês cujas cores nacionais foram substituídas pelas da ONU (UN em inglês) nas asas, segundo o New York Times. De acordo com o jornal, este e outros aviões foram utilizados para bombardear algumas localidades e para transportar carga para o Darfur, onde a violência provocou uma crise humanitária. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Etiquetas:

terça-feira, 17 de abril de 2007

DIREITOS HUMANOS: Imigrantes vão fazer petição e coluna no 25 de Abril

Reunidas neste fim-de-semana em Setúbal, no II Fórum das Estruturas Representativas dos Imigrantes, cerca de 50 associações de imigrantes decidiram recolher uma petição dirigida à Assembleia da República pedindo a regularização de todos os imigrantes que já vivem e trabalham em Portugal, medida que não é contemplada pela actual legislação nem pela nova lei de imigração, a ser discutida no parlamento, segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA. O II Fórum aprovou um conjunto de propostas, que adoptou o nome de Agenda de Setúbal, e decidiu ainda a participação em coluna própria dos imigrantes na manifestação do 25 de Abril. No final, foi eleita a primeira coordenação da Plataforma das associações (Percip - Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades de Imigrantes em Portugal). (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Comissão Nacional Justiça e Paz quer debater responsabilidade social das instituições

A responsabilidade social das instituições e o desenvolvimento sustentável” vai estar em debate no próximo dia 21 de Abril, num seminário da responsabilidade da Comissão Nacional Justiça e Paz. Esta é uma questão a que a opinião pública tem vindo a dar especial relevo embora dando maior destaque às grandes empresas. “Mas deve também implicar-se as pequenas e médias empresas”, sublinha a organização num comunicado enviado à Agência ECCLESIA. É também objectivo da CNJP dar a conhecer “a actividade social e ambientalmente responsável, debatendo os exemplos de boas práticas”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

CULTURA DA PAZ: Um desafio para a Paz

A construção da Paz no mundo continua a ser, um tema de grande actualidade. Há guerras de vários tipos: étnicas, religiosas, políticas económicas e culturais. A diversidade cultural é entendida muitas vezes como factor de discórdia e por consequência de conflito quando o pode ser também um contributo para a paz. “A intolerância tem suscitado sentimentos de exagerado nacionalismo, reavivando diferenças étnicas e religiosas e levando milhões ao refúgio e à perda do ‘direito de ter direitos’”, refere a comissão organizadora do colóquio de 28 de Abril. O colóquio promovido pela Comissão diocesana Justiça e Paz de Leiria “Diversidade de culturas: Um desafio” pretende ajudar à reflexão. São oradores o professores emérito da Universidade Técnica de Lisboa, Adriano Moreira e o presidente do Instituto do Oriente, Narana Coissoró. A iniciativa está marcada para as 21h, na Aula magna do Seminário de Leiria. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

segunda-feira, 16 de abril de 2007

MÉDIO ORIENTE: Cáritas pede soluções políticas para o Iraque

A confederação internacional da Cáritas, "Caritas Internationalis" (CI), considera que a crise dos refugiados iraquianos poderá desestabilizar toda a região. Os quase dois milhões de pessoas em fuga colocam o desafio de encontrar soluções políticas para a situação. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA: Pobres estão mais pobres apesar das políticas sociais

As populações mais pobres foram as que mais empobreceram nos últimos anos, indiciando um falhanço das políticas sociais dirigidas a este sector populacional, segundo dados apresentados no passado dia 14 na conferência «Compromisso Cívico para a Inclusão», promovida pela Presidência da República. De acordo com um estudo sobre a «distribuição do rendimento, desigualdade e pobreza em Portugal», apresentado por Carlos Farinha Rodrigues, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão, a taxa de pobreza é maior depois de contabilizadas as transferências sociais. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ÁFRICA: Oxfam pede 7,3 milhões de euros para Darfur e Chade


A organização humanitária internacional, Oxfam, lançou um apelo para recolher 7,3 milhões de euros que considera necessários para prosseguir a sua acção no Darfur e nas regiões vizinhas do Chade. Qualificando a situação na região como a «mais grave crise humanitária do Mundo», a organização humanitária internacional indicou num comunicado publicado domingo à noite que o seu programa de urgência no Sudão e no Chade é o mais importante do Mundo e que o seu custo se eleva a 7,4 milhões de euros por ano. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA: Relatório do Banco Mundial sinaliza redução da pobreza extrema

A pobreza extrema no mundo diminuiu 21% entre 1990 e 2004, mas ainda assim existem 985 milhões de pessoas, ou 18,4% da população mundial que sobrevivem com menos de um dólar diário, conclui um relatório anual do Banco Mundial (BM). De acordo os «Indicadores do Desenvolvimento Mundial 2007», divulgado este domingo pela instituição, a percentagem dos que vivem com menos de dois dólares diários também diminuiu, estimando-se, contudo, que em 2004 ainda havia 2.600 milhões de pessoas (quase metade da população do mundo em desenvolvimento) vivendo abaixo desse patamar. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

sexta-feira, 13 de abril de 2007

DIREITOS HUMANOS: Actue já pelos Procedimentos Especiais: Petição Global

Várias ONGs pelos direitos humanos lançaram uma campanha global de apoio ao sistema de peritos independentes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecido como Procedimentos Especiais. Este sistema é formado pelos relatores especiais, peritos independentes e grupos de trabalho criados para monitorizar a situação dos direitos humanos em países ou territórios específicos ou a situação dos direitos humanos ou grupos específicos em todas as partes do mundo. A campanha foi iniciada em 6 de Março de 2007 por meio do website http://www.amnesty.ca/specialprocedures e encontra-se em quatro línguas (inglês, francês, espanhol e árabe).

O Conselho de Direitos Humanos da ONU está a realizar um estudo – que deverá estar concluído antes de Junho de 2007 – para submeter a debate a introdução de alterações nos Procedimentos Especiais. Apesar de existir uma ostensiva necessidade de que o Conselho de Direitos Humanos reforce estes mecanismos extraconvencionais, vários Estados estão a propor mudanças que paralisariam a sua capacidade para promover e proteger os direitos humanos de maneira efectiva. Tais Estados não estão a ter em conta os danos que essas medidas causariam a todas as pessoas – menores, mulheres e homens – que diariamente sofrem violações de direitos humanos em qualquer parte do mundo e que recorrem aos Procedimentos Especiais para que actuem em seu favor e defendam os seus direitos. É importante apoiar esta iniciativa e difundi-la. (Mais ...)
* Assine aqui a petição: http://www.amnesty.ca/specialprocedures.

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Comércio liberalizado prejudica países mais pobres

A liberalização do comércio internacional pode prejudicar em vez de ajudar os países mais pobres. O alerta consta do relatório anual da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla inglesa). Os países mais pobres só poderão beneficiar das actuais negociações se lhes for garantido espaço para proteger as suas necessidades básicas na alimentação e de desenvolvimento. O documento sobre a transacção de mercadorias, divulgado esta quinta-feira em Genebra, afirma que os governos que participam em Doha, capital do Qatar, nas negociações sobre o comércio internacional, devem assegurar que eventuais novas regras que venham a ser estabelecidas sejam compatíveis com os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento, que estabelece como prioridade a redução da pobreza extrema para metade em 2015. (Mais ...)
Fátima Missionária

Etiquetas:

AMÉRICAS E CARAÍBAS: Conflitos no Campo Brasil 2006

Na próxima segunda-feira, 16 de Abril, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), organização membro da Pax Christi Internacional, divulgará os dados dos conflitos e da violência presentes na obra Conflitos no Campo Brasil 2006, numa conferência de imprensa que se realizará na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2006 foram assassinadas 39 pessoas em conflitos pela terra. Ocorreu uma morte a mais do que em 2005. Serão apresentados, ainda, números de ameaçados de morte, tentativas de assassinatos, despejos judiciais e ocupações, entre outros. A publicação traz análises, a partir dos dados, feitas por intelectuais, pesquisadores e agentes da CPT. Entre os enfoques estão os conflitos gerados pela posse de territórios pertencentes às comunidades tradicionais, pela acelerada desflorestação da Amazónia, pelo acesso à água e os conflitos trabalhistas. A CPT faz o registo dos dados com o objectivo de denunciar a realidade no campo, que muitas vezes é maquilhada ou esquecida, sempre sob a perspectiva do protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A partir do dia 16, todos os dados estarão disponíveis na página da CPT na Internet: http://www.cptnacional.org.br.

Etiquetas:

quinta-feira, 12 de abril de 2007

ÁFRICA: 14 de Abril, Dia de Oração e de Acção pelo povo do Zimbabwe

Em solidariedade com um apelo à oração feito pelos Bispos católicos do Zimbabwe e pela Conferência Episcopal dos Bispos da África do Sul, a Pax Christi Internacional apela à oração e à acção pelo povo do Zimbabwe no próximo Sábado, 14 de Abril.

A crise no Zimbabwe aumenta cada vez mais seriamente, de acordo com os Bispos católicos, “à medida que o sofrimento da população se torna cada vez mais insistente, gerando mais e mais pressão através de boicotes, greves, manifestações e sublevações, o Estado responde com uma opressão ainda maior, com prisões, detenções, interdições, violência e tortura… a situação é extremamente instável”.
O presidente Robert Mugabe também enfrenta uma oposição cada vez maior dentro do seu próprio partido ZANU-PF. No entanto, não há sinais de que o octogenário líder renuncie ao poder, apesar do aumento das pressões internas e externas. Líderes africanos pediram ao Presidente da África do Sul Thabo Mbeki para mediar a crise política do país.
Numa recente carta pastoral, a Conferência Espiscopal do Zimbabwe apela à “acção concreta” para inspirar esperança e propõe que o dia 14 de Abril seja observado como Dia de Oração e Jejum pelo Zimbabwe. A Pax Christi International apelou igualmente à oração e à acção através da sua rede mundial em nome do povo do Zimbabwe, convidando a:
- Encontros de oração e acções em solidariedade com o Zimbabwe no próximo Sábado, 14 de Abril;
- Cartas e telefonemas às Embaixadas do Zimbabwe nos países onde existam Organizações Membros da Pax Christi, solicitando o fim da repressão violenta da oposição e o compromisso a uma mudança pacífica e democrática;
- Assinatura da Carta de Solidariedade e Paz aos nossos Irmãos e Irmãs do Zimbabwe, a ser publicada em cooperação com o Maryknoll Office on Global Concerns, uma organização membro da Pax Christi Internacional, que pode ser assinada em http://www.petitiononline.com/22530309/petition.html.

Etiquetas: ,

quarta-feira, 11 de abril de 2007

ÁFRICA: Bispos da África do Sul apoiam o pedido da Conferência Episcopal do Zimbabwe de uma nova Constituição

Os Bispos sul-africanos unem a sua voz à dos Bispos do Zimbabwe e dos membros do Comité Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e de Madagascar (SECAM) ao pedir uma solução pacífica para a crise no país. Numa declaração enviada à Agência Fides, os Bispos do maior país da África Austral afirmam “acreditar no Zimbabwe. Acreditamos no seu povo e nas suas potencialidades. Cremos que essas capacidades possam ser ainda exploradas por aqueles que detêm a autoridade, sentando-se à mesa com os representantes de todos os sectores da sociedade para realizar uma nova Constituição”. O pedido de uma nova Constituição é um dos pontos principais da Carta Pastoral dos Bispos de Zimbabwe. “A Constituição formará a base de uma nova democracia. Eleições completamente livres e transparentes serão, então, possíveis. Apoiamos plenamente os esforços dos líderes da Igreja no Zimbabwe para obter o diálogo, a negociação e a reconciliação”, concluem os Bispos da África do Sul. (Mais ...)
Agência Fides

Etiquetas:

ÁFRICA: Apelo do Comité Permanente do SECAM aos líderes do Zimbabwe para cessarem a violência

"Estamos tristes e preocupados pelos sofrimentos das nossas irmãs e irmãos do Zimbabwe" - afirmam, numa mensagem sobre a situação no Zimbabwe, os membros do Comité Permanente do Simpósio das Conferências Episcopais da África e de Madagascar (SECAM), que se reuniu em Accra (Ghana), de 26 a 30 de Março. "Apelamos também - continua o documento - ao Presidente John Agyekum Kufuor, Presidente da União Africana (AU), ao Presidente Jakaya Mrisho Kikwete, Presidente do Organismo de Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC), e a todos os líderes reunidos em Dar-Es-Salaam, Tanzânia, para que convençam o governo do Zimbabwe a tomar imediatamente medidas para deter a violência e a carnificina que devoram o país". (Mais ...)
Agência Fides

Etiquetas:

Publicação da Carta Encíclica «Pacem in Terris», 1963

Etiquetas:

terça-feira, 10 de abril de 2007

ÁFRICA: Bispos católicos do Zimbabwe criticam liderança do país

Os Bispos católicos do Zimbabwe acusam o Presidente Robert Mugabe de chefiar um Governo mau e corrupto. Numa carta pastoral [God Hears the Cry of the Oppressed] divulgada por ocasião da Páscoa, os religiosos defendem reformas políticas radicais, como forma de evitar uma revolta generalizada naquele país do sul de África. A Conferência Episcopal do Zimbabwe sustenta que a austeridade económica e a repressão política deixaram o país em “perigo extremo”. “As razões para o descontentamento são muitas, entre as quais a má governação e a corrupção”, pode ler-se na carta dos Bispos.
RR

Etiquetas:

ÁFRICA: Conferência Internacional tenta estratégia comum

Os 40 ministros africanos participantes na I Conferência Africana sobre Desenvolvimento Humano comprometeram-se a trabalhar numa estratégia comum para a construção de um Estado de direito. No comunicado final do encontro, intitulado "Declaração de Rabat", os participantes consideram que "cada país africano deve dar continuidade aos programas de reformas económicas e sociais, promover o Estado de direito, a boa gestão e a democracia e incentivar o papel da mulher no desenvolvimento, para consolidar as possibilidades de um crescimento sustentado e duradouro". (Mais ...)
RR

Etiquetas:

domingo, 8 de abril de 2007

PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO (Cristianismo: Anglicanos, Católicos, Evangélicos e Ortodoxos)

Etiquetas:

sábado, 7 de abril de 2007

Dia Mundial da Saúde

Etiquetas:

sexta-feira, 6 de abril de 2007

ECOLOGIA: 50 ideias simples para salvar o planeta

A VISAO.pt apresenta uma infografia interactiva com dicas para pôr em prática no seu dia-a-dia e assim reduzir as emissões de CO2. Com pouco ou nenhum esforço. Está ao seu alcance atingir o grau máximo da evolução humana: torne-se num homo ecologicus. Antes que seja tarde demais. (Mais ...)

Etiquetas:

ECOLOGIA: ONU pede financiamento para adaptar o planeta às alterações climáticas

A ONU pediu hoje à comunidade internacional para procurar novas e inovadoras fontes de financiamento para ajudar as comunidades mais vulneráveis a adaptar-se aos impactes das alterações climáticas, como o aumento dos conflitos sobre a água, de doenças e da migração à escala mundial. “Precisamos urgentemente de lançar um acordo sobre a futura acção internacional de combate às alterações climáticas e, ao mesmo tempo, procurar formas de gerar os fundos necessários à adaptação”, alertou hoje o secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Alterações Climáticas, Yvo Boer. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

ECOLOGIA: Conferência sobre alterações climáticas termina com acordo

Cientistas e representantes de governos de mais de uma centena de países chegaram hoje a um acordo em relação aos dados e recomendações avançadas pelo primeiro relatório para as alterações climáticas do Painel Intergovernamental da ONU, apresentado há um mês. A reunião que decorreu em Bruxelas, e na qual participavam alguns dos países com pontos de vista mais críticos sobre o documento, como Estados Unidos. Arábia Saudita, China ou Índia, acabou por gerar fumo branco, ou seja, entendimento, em relação ao que o relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) sugeriu. Mas só após muitas horas de desacordo sobre os verdadeiros efeitos do aquecimento global e o impacto no planeta. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Ajudar os educadores a conhecerem melhor as religiões

Promovido pela Liga de Ensino e associações de educação popular francesa, o site "LAICITE LALIGUE" quer "fazer viver a laicidade". Apresentado ontem em Paris, junto da imprensa, os seus responsáveis preferem dar instrumentos e "respostas a tudo" que diga respeito à laicidade aos educadores, entendidos em sentido lato (o que inclui pais, professores, pessoal do Ministério da Educação, formadores, animadores e trabalhadores sociais), mais do que promover "a vida em conjunto", como adianta a AFP. No site é possível encontrar respostas concretas sobre as práticas religiosas, a alimentação, o calendário das festas religiosas e também as explicações e os argumentos para "promover a laicidade". Escrito em francês, o site é no entanto uma porta para conhecer mais dos crentes das diversas religiões.
Fátima Missionária

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Marcha Mundial Contra a Fome

No próximo dia 13 de Maio, vai realizar-se a Marcha Mundial Contra a Fome, uma manifestação global anual destinada a promover a sensibilização e recolher fundos para os programas que abordam o problema da fome infantil. Esta acção de solidariedade social desenvolveu-se no âmbito de uma parceria estabelecida em 2002 entre o World Food Programme das Nações Unidas e a TNT. Em 2006, participaram na Marcha mais 760 mil pessoas, em cerca 118 países, em mais de 420 cidades, distribuídos nos 24 fusos de horários do planeta, tendo sido angariados cerca de 2 milhões de dólares em todo o Mundo. Em Portugal participaram mais de 6.000 pessoas. Este ano, o objectivo é reunir pelo menos 1 milhão de participantes em todo o mundo e 25 mil em Portugal. Você pode fazer a diferença - junte-se à Marcha para a erradicação da fome infantil.
Para mais informações poderá aceder às seguintes páginas:
* http://www.tnt.com/country/pt_pt/walk_the_world.html
* http://www.fighthunger.org/wtw07

Etiquetas: ,

ÁSIA-PACÍFICO: Laos: Habitantes da floresta perseguidos pelos militares

Segundo um relatório recente da Amnistia Internacional (Laos - Hiding in the jungle: Hmong under threat), milhares de homens, mulheres e crianças da minoria étnica Hmong vivem escondidos dos militares na floresta montanhosa do Laos. O exército continua a atacá-los violentamente, apesar da fraca capacidade do exército Hmong, que se encontra desgastado, devido à participação de alguns dos seus elementos no “exército secreto” baseado no Laos e criado pela CIA durante a guerra no Vietnam. (Mais ...)
AI

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Novo relatório da Amnistia Internacional condena as condições em Guantánamo

A maioria das pessoas detidas em Guantánamo vive em condições de isolamento cruéis, em clara violação das normas internacionais, revela o novo relatório da Amnistia Internacional (AI); USA: Cruel and inhuman – Conditions of isolation for detainees in Guantánamo Bay , publicado ontem. A maioria dos detidos sofreu maus tratos, durante todo o período de detenção, estando confinados em jaulas metálicas ou em celas de segurança máxima. Uma nova instalação - conhecida como "Campo 6" -, que entrou em funcionamento em Dezembro de 2006, criou condições ainda mais duras e permanentes de isolamento extremo e de privação sensorial. (Mais ..)
AI

Etiquetas:

quinta-feira, 5 de abril de 2007

MÉDIO ORIENTE: Patriarca de Jerusalém pede convivência pacífica

O Patriarca Latino de Jerusalém e Presidente da Pax Christi Internacional, D. Michel Sabbah, deixou na sua Mensagem de Páscoa o voto de que a Terra Santa possa ser um local de "ressurreição", recuperando a sua vocações de "terra de amor e de vida em abundância para todos os seus habitantes, de todas as religiões". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Cristãos desempregados e discriminados no mundo do trabalho na Índia

Os dados relativos ao tratamento das minorias cristãs na índia, sobre os seus direitos sociais e a igualdade de oportunidades, são preocupantes: segundo o relatório oficial, intitulado “Emprego e Desemprego entre os maiores grupos religiosos na Índia”, difundido recentemente pelo governo indiano, o índice de desemprego é mais alto entre cristãos do que entre os membros de outras comunidades religiosas: 4,4% para os cristãos (1,5% para hindus). O índice chega a 14%, quando analisados os dados relativos às mulheres cristãs, nas áreas urbanas e rurais. A "All India Catholic Union", que engloba associações e movimentos leigos católicos, assim como o "All India Christian Council", organismo ecuménico, expressaram a sua preocupação, pedindo que o governo se empenhe mais em projectos de crescimento e desenvolvimento social, económico e cultural das minorias religiosas. (Mais ...)
Agência Fides

Etiquetas: , ,

MÉDIO ORIENTE: Patriarcas e Chefes das Igrejas na Terra Santa apelam ao fim do embargo

Na sua habitual mensagem para a Páscoa, na qual deixam votos para que este período seja um tempo privilegiado "para procurar a luz de Cristo e construir um futuro melhor para todos, palestinianos e israelitas, muçulmanos e judeus, cristãos e drusos", os Patriarcas e os Chefes das Igrejas locais de Jerusalém, apelam aos cristãos de todo o mundo para que trabalhem no sentido de se pôr fim ao embargo das ajudas aos palestinianos, imposto após a subida ao poder do Hamas em 2006, notando que muitas comunidades locais estão extenuadas, à beira do desespero, da fome e da miséria. A mensagem é assinada, entre outros, pelo Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Michel Sabbah, pelo Patriarca Ortodoxo Teófilo III, pelo Patriarca Arménio Torkom I Manooghian; pelos Arcebispos Copta-Ortodoxo, Sírio-Ortodoxo, Etíope-Ortodoxo, Maronita; pelos Bispos Anglicano, Luterano, Sírio-católico, Greco-católico, Arménio-católico e pela Custódia Franciscana da Terra Santa. (Mais ...)
Catholic Online

Etiquetas:

quarta-feira, 4 de abril de 2007

ÁFRICA: Bispos de Angola pedem melhor distribuição da riqueza

Os Bispos de Angola esperam que o país seja capaz de promover uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo petróleo e pelos diamantes. Uma Nota Pastoral da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) diz que "uma melhor distribuição da riqueza", permitirá que "as receitas provenientes dos recursos naturais e não só, sirvam para o bem de todos". O documento é alusivo ao dia da Reconciliação Nacional que na Igreja Católica é assinalado no quarto domingo da Quaresma, este ano comemorado também a 4 de Abril, o dia da Paz. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA: Diocese colombiana denuncia morte de crianças indígenas

O Secretariado de Pastoral Social da Diocese de Apartado, na Colômbia, denunciou a morte de doze crianças indígenas por causa da fome, problema que faz parte de uma "grave crise de saúde pública" que há vários anos afecta as populações indígenas do Baixo Atrato, devido à propagação da tuberculose. As crianças falecidas pertenciam às comunidades dos Emberá Chami. Além disso, outros sete menores foram hospitalizados pelo mesmo motivo. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Vaticano defende a liberdade religiosa como um direito fundamental

O observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra, pediu na IV sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, que a liberdade de religião seja reconhecida como "um direito humano fundamental, inerente a cada pessoa". No discurso o Arcebispo Silvano M. Tomasi apresentou a preocupação da Santa Sé por "um aparente dilema entre o devido respeito às religiões e o direito à liberdade religiosa, como se fossem incompatíveis e se excluíssem mutuamente", sublinhando que, pelo contrário, "estas dimensões se completam e não se podem substituir uma à outra". (Mais ...)
AIS

Etiquetas: , ,

terça-feira, 3 de abril de 2007

PESSACH/PÁSCOA (Judaísmo - 15 de Nissan)

Etiquetas:

segunda-feira, 2 de abril de 2007

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Unidade Didáctica "Sobre a Educação para a Cidadania"

O Seminario Galego de Educación para a Paz (SGEP) acaba de disponibilizar on-line a Unidade Didáctica "Sobre a Educación para a Cidadanía e os Dereitos Humanos". Esta Unidade, pensada especialmente para o professorado da Secundária, foi elaborada por Moisés Lozano e constitui a número 24 das publicadas polo SGEP. (Mais ...)

Etiquetas:

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO: Diálogo entre culturas e religiões não deve cair no sincretismo

No mundo globalizado, é decisivo o diálogo entre culturas e religiões mas esse diálogo não deve cair no sincretismo, que põe ao mesmo nível todo tipo de valores ou crenças, fundindo-os entre si. Palavras de Bento XVI à nova embaixadora da Ucrânia junto da Santa Sé, Tetiana Izhevska, declarando que desse diálogo depende a paz e o desenvolvimento duradouro. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,