a OBSERVATÓRIO DA PAX: julho 2007

terça-feira, 31 de julho de 2007

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Planeta cada vez com mais armas

O aumento da ajuda militar que os EUA se propõem dar a Israel e a seis países do golfo Pérsico, nos próximos dez anos, vai provocar mais um grande crescimento nas despesas militares mundiais, a exemplo do que já se registou na última década. Essas despesas ultrapassaram em 2006 os 1,2 biliões de dólares - valor que corresponde a 2,5% do produto interno bruto (PIB) global. Os analistas coincidem: há um "orçamento militar inflacionado dos EUA" - quase 50% de todos os gastos militares - e um "considerável crescimento das despesas militares na Rússia, Índia e China", indica o relatório de 2007 do Centro Internacional para o Desenvolvimento de Bona (BICC). (Mais ...)
DN

Etiquetas:

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Portugal 48.º entre países com maior orçamento de defesa

Portugal está no 48.º lugar da lista mundial de países em matéria de orçamentos de defesa, segundo os dados publicados este ano pelo Centro para o Controlo de Armas e não Proliferação (EUA). Embora mantendo o mesmo orçamento -2,4 mil milhões de dólares - do ano anterior, Lisboa perdeu um lugar (para a República Checa) relativamente à lista que foi publicada por esta mesma organização no ano de 2006. A tendência geral das despesas militares em Portugal - que, nas tabelas da NATO, inclui o orçamento da GNR - não registou, em termos globais, uma evolução significativa ao longo das últimas duas décadas. A reduzida taxa de utilização dos vultosos montantes inscritos nas leis de reequipamento militar contribuiu para isso. (Mais ...)
DN

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Um terço da população do Iraque precisa de ajuda urgente

Cerca de oito milhões de iraquianos, um terço da população do Iraque, necessitam de ajuda urgente, declararam [ontem] diversas organizações não governamentais iraquianas e internacionais. Num relatório distribuído em Amã, a Oxfam e outras organizações não governamentais (ONG) referem que a situação em certos casos é pior à verificada antes da invasão norte-americana de 2003 e que a crise corre o risco de destabilizar ainda mais o país. «Enquanto uma violência horrível domina a vida de milhões de pessoas comuns no Iraque, uma crise de um outro tipo, provocada também pelo impacto da guerra, evolui lentamente», refere. O texto apela à comunidade internacional para «responder ao desafio humanitário» para «oito milhões de pessoas (que) precisam de ajuda urgente». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

segunda-feira, 30 de julho de 2007

ÁSIA-PACÍFICO: ASEAN falha tentativa de criar comissão de direitos humanos

Os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) não conseguiram chegar a acordo este domingo quanto à criação de uma comissão de direitos humanos, na véspera de uma reunião dos seus ministros dos Negócios Estrangeiros, em Manila. «Não houve qualquer acordo», indicou à AFP um diplomata que pediu anonimato, a propósito da ausência de consenso neste bloco de 10 países, que inclui a Birmânia ou o Camboja, frequentemente criticados em matéria de direitos humanos. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Bento XVI pede uso pacífico da energia nuclear

Bento XVI lançou no passado Domingo um apelo ao desarmamento nuclear e pediu que os recursos economizados com este compromisso sirvam para ajudar os mais pobres. As suas palavras, que recordaram os 50 anos da fundação da Agência Internacional para a Energia Atómica, foram ouvidas por milhares de peregrinos no pátio da residência pontifícia de Castel Gandolfo antes de rezar o Angelus. Recordando o artigo II dos Estatutos da Agência, explicou que entre os objectivos desta agência das Nações Unidas está «promover e aumentar o contributo da energia atómica para as causas da paz, da saúde e da prosperidade no mundo inteiro». (Mais ...)
Zenit

Etiquetas: ,

sexta-feira, 27 de julho de 2007

CULTURA DA PAZ: Dia Internacional de Oração pela Paz

No dia 21 de Setembro, igrejas e comunidades de todo o mundo celebrarão o Dia Internacional da Paz, através da oração, da meditação e de outras formas de participação espiritual. Para 2007, o Secretariado do Conselho Mundial de Igrejas da Década para Superar a Violência (DSV) disponibilizou recursos de oração e litúrgicos preparados no contexto do foco de atenção do DSV deste ano sobre a Europa e o seu tema "Faz de mim um instrumento da Tua paz". (Mais ...)

Etiquetas: ,

ECUMENISMO: Consultas entre cristãos sobre a conversão e a identidade cristã

Cristãos de várias denominações e tradições teológicas - membros do Conselho Mundial de Igrejas, da Igreja Católica Romana, Igrejas Evangélicas e Pentecostais - vão-se reunir em Toulouse, França, de 8 a 12 de Agosto para discutir caminhos "Para uma aproximação ética à conversão - o testemunho cristão num mundo multirreligioso". Esta discussão inclui uma avaliação autocrítica das actividades missionárias cristãs realizadas até à data. A consulta sobre a conversão será seguida por três dias de reflexão sobre "A pluralidade religiosa e a identidade cristã". (Mais …)
WCC

Etiquetas:

ÁFRICA: Apelo ao Embaixador da China para intervir na situação no Darfur

A Amnistia Internacional Portugal (AI), no âmbito do seu trabalho conjunto na Plataforma por África – Projecto pela Paz no Darfur, promove uma petição ao Embaixador da China em Portugal para que use da sua influência para pôr fim à situação dramática no Darfur. A um ano do início dos Jogos Olímpicos em 2008, quer relembrar às autoridades chinesas os princípios subjacentes a este acontecimento, reclamando a sua intervenção imediata junto do governo de Cartum, assim como das Nações Unidas, como Membro Permanente do Conselho de Segurança. A China é um dos países que continua a vender armas e equipamento militar ao Sudão, no entanto afirmou em Maio deste ano, depois da publicação de um relatório da AI, que a venda “limitada” não quebrou o embargo das Nações Unidas e que foram utilizados critérios restritos na exportação de armas para o Sudão. No entanto, o governo de Cartum continua a usar as armas e equipamento militar fornecidos pela China e outros países, para cometer graves abusos e violações aos direitos humanos.
* Participe na petição para o Embaixador da China em Portugal. Imprima, faça circular e devolva a petição para a morada indicada até 7 de Agosto de 2007.
* Para conhecer o texto da petição em português clique aqui.

Etiquetas:

quarta-feira, 25 de julho de 2007

AMÉRICAS E CARAÍBAS: Consulta da Pax Christi para a América Latina e Caraíbas, Peru 2007

A 1ª Consulta Continental da Pax Christi na América Latina terá lugar em Chaclacayo, Peru, de 27 a 30 de Agosto. O objectivo deste encontro é a constituição de um espaço aberto e plural para discutir desafios à paz no continente, bem como explorar estratégias de construção da paz sob o ângulo abrangente oferecido pelo conceito de segurança humana. A Consulta irá também examinar as possibilidades da criação de novas parcerias regionais e da construção de pontes entre a diversidade de opiniões de igrejas, organizações laicais, movimentos de base e redes regionais. Esta Consulta irá reunir Organizações-Membros da região e Organizações-Membros do Norte que trabalham na região, bem como personalidades convidadas representativas de Organizações de todo o continente. Para mais informações contactar José Henriquez.

Etiquetas: ,

terça-feira, 24 de julho de 2007

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: 2ª Conferência de Revisão da Convenção sobre Armas Químicas: Contributo da Pax Christi Internacional

A Convenção sobre Armas Químicas requer que os Estados partes realizem conferências regulares para rever o seu funcionamento. A Primeira Conferência de Revisão teve lugar de 28 de Abril a 9 de Maio de 2003; a Segunda Conferência de Revisão terá lugar de 7 a 18 de Abril de 2008. Para a preparar, os Estados partes estabeleceram um grupo de trabalho, coordenado por Lyn Parker, Representante Permanente do Reino Unido junto da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW). A Primeira Conferência de Revisão recebeu contributos de organismos interessados que não são membros da OPCW, incluindo ONGs, representantes académicos e da industria química. Os Estados Partes da Convenção sobre Armas Químicas desejam beneficiar de novo de tais contributos, com vista à preparação da Segunda Conferência de Revisão. Neste sentido, o coordenador do grupo de trabalho convidou as organizações interessadas no tema, incluindo a Pax Christi Internacional, a enviarem os seus comentários sobre o funcionamento da Convenção sobre Armas Químicas. A Pax Christi Internacional enviou o seu contributo a 25 de Maio, o qual está disponível em inglês em http://storage.paxchristi.net/07-0397.pdf.

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Congo deve procurar solução política

O Conselho de Segurança das Nações Unidas incitou [ontem] as figuras-chave da República Democrática do Congo a procurarem uma solução política e diplomática para a crise na parte oriental do país, que já levou à fuga de cerca de 700 mil pessoas. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas:

ÁFRICA: Zimbabué: Kofi Annan reclama «acção» dos africanos

O ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan disse no domingo em Joanesburgo que a situação no Zimbabué exige a atenção e acções urgentes do continente africano. Annan, que participava na Conferência Nelson Mandela, uma série de palestras com carácter anual, exortou os africanos a «salvaguardarem-se do tipo de racismo auto-destrutivo que os uniu contra os tiranos brancos mas que desculpa os líderes negros». Para o ex-secretário-geral da ONU, a situação no Zimbabué é «intolerável e insustentável» e um perfeito exemplo de um conflito africano a exigir «acção». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ÁFRICA: Zimbabué: oposição presente na abertura do Parlamento

Morgan Tsvangirai, líder da oposição no Zimbabué, ordenou que todos os deputados eleitos pelo seu movimento estejam hoje presentes na abertura do ano parlamentar. Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, na oposição) afirmou ter tomado aquela decisão a bem do diálogo com o Presidente Robert Mugabe e o seu partido, a Zanu-PF. Num comunicado emitido na capital, Harare, Tsvangirai salienta a importância decisiva de não interromper o diálogo, «iniciado de facto» sob a mediação do Presidente Thabo Mbeki, da África do Sul. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

MÉDIO ORIENTE: Blair diz haver possibilidade de paz no Médio Oriente

O ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair, declarou hoje que percebeu haver uma «possibilidade» de paz no Médio Oriente, durante a primeira visita que realizou à região na qualidade de emissário do Quarteto de Madrid. «Nas conversas que tive, percebi que existe uma possibilidade», disse. «Mas para que esta impressão possa transformar-se em algo concreto é preciso continuar a trabalhar e a pensar», acrescentou Blair, em conferência de imprensa conjunta com o presidente israelita, Shimon Peres, com quem se reuniu hoje. Blair, que começou segunda-feira uma viagem de três dias a Israel e aos territórios palestinianos, disse que o seu objectivo é «ouvir, aprender e reflectir» sobre o conflito. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

segunda-feira, 23 de julho de 2007

DIREITOS DA CRIANÇA: Crianças armadas no Uganda e na Somália

O grupo de trabalho do Conselho de Segurança sobre Crianças e Conflitos Armados adoptou na passada sexta-feira um conjunto de recomendações sobre menores usados em guerras no Uganda e na Somália. O grupo de trabalho instou o Exército da Resistência do Senhor (LRA, na sigla inglesa) do Uganda a libertar incondicionalmente as crianças que têm sido usadas pelos seus esquadrões. “O LRA ignorou os repetidos apelos da comunidade internacional por demasiado tempo e nós esperamos que agora empreendam imediatamente acções em favor dessas crianças,” disse Radhika Coomaraswamy, representante especial das Naçóes Unidas para as crianças e conflitos armados. À Somália, o grupo de trabalho apelou ao governo transitório para assegurar que melhorou a protecção dos menores e convidou todos os partidos para que parem de recrutar crianças e desmobilizem estas das milícias armadas.
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: , ,

ÁFRICA: Conflito no Darfur pode terminar em breve

O presidente do Sudão acredita que o conflito em Darfur vai terminar antes do fim do ano, afirmou após um Conselho de ministros extraordinário realizado na região, a 22 de Julho. O governo "vai esforçar-se para aplicar as medidas de segurança estipuladas no acordo de paz assinado em Abuja", na Nigéria, em Maio passado, garantiu Omar El-Beshir. O presidente sudanês referiu que o governo vai ajudar todos os refugiados do conflito a regressarem aos seus locais de origem. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas:

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Bento XVI apela ao fim da guerra e das armas

No passado Domingo, Bento XVI lançou um urgente apelo a rejeitar a corrida armamentista e exigiu superar a tentação de resolver os problemas com a guerra, "massacre inútil". As suas palavras ecoaram na praça Calvi, de Lorenzago de Cadore, onde se encontra de férias, durante o Ângelus. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

sexta-feira, 20 de julho de 2007

MÉDIO ORIENTE: Quarteto para o Médio Oriente decide apoiar Presidente palestiniano

O Quarteto para o Médio Oriente decidiu ontem em Lisboa apoiar o Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, e uma proposta do Presidente norte-americano, George W. Bush, para relançar no Outono conversações sobre a construção do Estado Palestiniano. O grupo formado pelos Estados Unidos, Nações Unidas, União Europeia e Rússia decidiu também convidar israelitas e palestinianos a avançarem com medidas de confiança mútua e a trabalhar por uma paz duradoura e estável na região, com um Estado Palestiniano que possa coexistir com Israel e os países vizinhos. (Mais ...)
PÚBLICO.PT

Etiquetas:

DEMOCRACIA E BOA GOVERNAÇÃO: Parlamento português ratifica convenção da ONU para prevenir e combater a corrupção

A Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, subscrita por Portugal a 11 de Dezembro de 2003, foi ontem, 19 de Julho, ratificada na Assembleia da República por unanimidade de todas as bancadas partidárias. Esta convenção foi adoptada pela Assembleia-Geral da ONU a 31 de Outubro de 2003 e entrou em vigor a 14 de Dezembro de 2005, para "promover e fortalecer as medidas para prevenir e combater mais eficaz e eficientemente a corrupção; promover, facilitar e apoiar a cooperação internacional e assistência técnica na prevenção e luta" contra o fenómeno. (Mais ...)
PÚBLICO.PT

Etiquetas: ,

quinta-feira, 19 de julho de 2007

DIREITOS HUMANOS: Igreja deve estar atenta à condição da mulher migrante

Face às novas realidades migratórias, é necessário mobilizar um debate social sobre "a exploração e discriminação de género". Num momento que foi publicada uma nova “lei da imigração”, os Secretariados das Migrações e da Mobilidade Humana, ligados à Igreja, querem estar atentos, vigiar e acompanhar a sua aplicação, em particular em relação às mulheres. A medida consta de um documento aprovado numa reunião sobre “Mulheres em Mobilidade: Fronteiras de dignidade”, que reuniu 40 delegados de 15 dioceses, em Vila Nova de Milfontes, de 9 a 12 de Julho, agora divulgado. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: Seminário sobre Modelos e Políticas de Integração de Imigrantes

No dia 24 de Julho, pelas 15.30h, o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.), através do Observatório da Imigração, promove o seminário "Modelos e Políticas de Integração de Imigrantes: os casos da Europa, Canadá e Austrália", com a presença de Claire Healy, investigadora da National University of Irland. O Seminário tem como objectivo promover um melhor conhecimento acerca de temas associados à Imigração e de experiências de outros países em matéria de políticas de integração de imigrantes, tendo lugar na sala 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. Confirmação de presença (até 23 de Julho). (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas: ,

ÁFRICA: “Make some Noise, Save Darfur”

John Lennon procurou a compreensão entre os povos. E não lutou em vão. A sua música foi regravada – graças à cedência de Yoko Ono dos direitos de autor à Amnistia Internacional (AI) - por mais de 60 artistas mundialmente reconhecidos. Um gesto a favor das causas da Al, em particular para permitir ajuda humanitária ao Darfur, Sudão. Uma crise que dura há quatro anos e que arrasta consigo mais de 200 000 mortes e milhões de vítimas. Desde o dia 2 de Julho poderá contribuir para a defesa da população – que hoje maiores ataques está a sofrer aos seus direitos humanos – ao comprar o álbum “Make Some Noise, Save Darfur”. A AI lançou também uma petição global que apela ao governo sudanês para um reforço da segurança no país. Pede para que deixe entrar no seu território 20 000 capacetes azuis (forças das Nações Unidas) para se juntarem aos esforços da União Africana no terreno no restabelecimento da paz. Pode assinar a petição da AI na página www.amnesty.org/noise. (Mais ...)
Ver vídeo da SIC aqui.

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Projecto “Troca de Brinquedos”

A Amnistia Internacional Portugal, no âmbito da campanha “Controlar as Armas”, vai lançar uma nova acção baseada num projecto piloto de activismo já desenvolvido pelas Secções do Paraguai, Peru e Chile: a Troca de brinquedos de guerra por outros didácticos. O principal objectivo deste projecto é a consciencialização das crianças dos 6 aos 12 anos para os perigos das armas no mundo. A acção será desenvolvida em duas fases. Uma primeira, durante as três primeiras semanas de Setembro, em parceria com as escolas, e uma segunda na rua, no dia 22 de Setembro, assinalando o facto de dia 21 ser o Dia Mundial da Paz e do Cessar-fogo. (Mais ...)

Etiquetas:

terça-feira, 17 de julho de 2007

CELEBREMOS A PAZ: Franz Jägerstätter, Mártir da Paz, será beatificado em 26 de Outubro

A 26 de Outubro próximo será beatificado Franz Jägerstätter, o camponês que desafiou Adolf Hitler, reconhecido como mártir por Bento XVI no passado dia 1 de Junho. A beatificação será presidida em nome do Papa pelo cardeal José Saraiva Martins, CMF, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, na catedral da diocese austríaca de Linz, que confirmou esta informação. Franz Jägerstätter, casado com Franziska e pai de três filhos, foi decapitado em 9 de Agosto de 1943, aos 36 anos, pela sua oposição à guerra e por se ter manifestado várias vezes contra Hitler e o nazismo em nome de sua fé. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Santa Sé exige análise das causas da crescente desigualdade global

A Santa Sé exigiu analisar as causas que, numa época de globalização, provocam a crescente desigualdade entre países ricos e pobres. O pedido foi feito pelo Arcebispo Silvano Tomasi, observador permanente da Santa Sé nas agências das Nações Unidas em Genebra, durante a reunião do Conselho Económico Social da ONU (ECOSOC), celebrada de 2 a 6 de Julho. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

sexta-feira, 13 de julho de 2007

CULTURA DA PAZ: Camião da Diversidade em Lisboa no dia 14 de Julho

O Camião Europeu da Diversidade está em digressão por 19 países da Europa, para promover a igualdade de oportunidades para todos. No dia 14 de Julho estará em Lisboa, na Praça do Comércio, onde promoverá diversos eventos integrados na Festa da Diversidade. Partindo da sede do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), o camião visita 19 países da União Europeia, o que significa que vai percorrer mais de 18 mil quilómetros, procurando informar os cidadãos sobre os seus direitos em questões de igualdade de tratamento e ainda para promover o evento "2007 - Ano Europeu da Igualdade Oportunidades para Todos". Por Portugal, o Camião da Diversidade passa duas vezes. Para além do dia 14 de Julho, regressa à capital do país no mês de Novembro. (Mais ...)
ACIDI

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ: Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades

A Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de Julho na Praça do Comércio, numa iniciativa conjunta da Estrutura de Missão do AEIOT, da Câmara Municipal de Lisboa e de várias Organizações Não Governamentais com trabalho relevante na luta contra as discriminações. Integrada no Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos (AEIOT) – a Festa da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades é um espaço livre, aberto, onde a diversidade de culturas, identidades, modos de ser, estar, pensar e agir, são propícios ao convívio, ao conhecimento mútuo e à solidariedade. Durante três dias, a mais emblemática praça da capital vai ser ocupada por exposições, concertos, espectáculos, teatro, workshops e debates… e também experiências gastronómicas. Trazer à mesma Festa, no centro da capital, públicos com diferentes hábitos culturais e sociais, é o desafio lançado pela Festa da Diversidade, que pretende colocar na agenda cultural, social e política portuguesa um evento que, assumindo as diversidades, contribui para a igualdade. Programa

Etiquetas: , ,

MÉDIO ORIENTE: CPPC promove debate sobre a Palestina

Estiveram recentemente na Palestina e em Israel, a participar numa conferência internacional pela paz na região, promovida por organizações palestinianas e israelitas, dois elementos do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). No âmbito desta conferência, foi possível conhecer mais aprofundadamente questões como as consequências do «muro de separação» que Israel está a erguer na Cisjordânia, as implicações nas condições de vida do povo do bloqueio internacional aos sucessivos governos palestinianos ou o problema dos presos políticos. Com o apoio da Associação 25 de Abril, o CPPC promoverá um debate sobre a situação que se vive nos territórios ocupados da Palestina, com o objectivo de partilhar estas e outras experiências recolhidas nesta visita. O debate decorrerá no próximo dia 19 de Julho, pelas 21 horas, na sede da Associação 25 de Abril, na Rua da Misericórdia, n.º 95, em Lisboa. A mesa será composta por José Goulão, jornalista e membro da mesa da Assembleia-Geral do CPPC, e pelos dois elementos que visitaram os territórios, Gustavo Carneiro, da Direcção Nacional, e Vítor Paulo Silva, do núcleo de Beja do CPPC.

Etiquetas:

quinta-feira, 12 de julho de 2007

ECUMENISMO: Documento da Doutrina da Fé é “um convite ao diálogo”, assegura o Cardeal W. Kasper

A Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé, intitulada "Respostas a dúvidas sobre alguns aspectos relativos à doutrina sobre a Igreja" e acompanhada de um Comentário, é “um convite ao diálogo”, assegura o Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Numa declaração feita chegar a ZENIT, o prelado alemão afirma que após “as primeiras reacções a quente de irritação entre os cristãos protestantes”, “uma segunda leitura mais serena poderá mostrar, que o Documento não diz nada de novo, mas expõe e explícita,num resumo sintético, a posição até agora sustentada pela Igreja Católica”. “Não se verificou uma situação nova – observa – e por isso não existe qualquer razão objectiva de ressentimento ou motivos para se sentirem tratados bruscamente. Todo o diálogo pressupõe clareza sobre as diversas posições”. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Para a Santa Sé o desenvolvimento deve ser integral para ser autêntico

O desenvolvimento, para ser autêntico, deve ser integral, recordou na terça-feira o Arcebispo Agostino Marchetto, em representação da Santa Sé, no Fórum Global sobre Migração e Desenvolvimento. O secretário do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes interveio neste Fórum (9-11 de Julho, Bruxelas, Bélgica) sublinhando que o desenvolvimento «deve ser de cada pessoa e de toda a pessoa, ou seja integral», porque no centro há sempre pessoas humanas, «dotadas de uma dignidade inata e de iguais e inalienáveis direitos». (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

CULTURA DA PAZ: Prémio Internacional Calouste Gulbenkian para Centro de Educação Judaico-Árabe

Hand in Hand – Center for Jewish-Arab Education, um projecto de educação bilingue e multicultural, em que crianças judias e árabes partilham uma mesma sala de aula, é o grande vencedor da primeira edição do Prémio Internacional Calouste Gulbenkian. O Centro de Educação Hand in Hand (“Mão na Mão”) é responsável pela gestão de três escolas em Israel (em Jerusalém e nas regiões da Galileia e Wadi Ara), com 750 alunos no total, adoptando um currículo singular que promove a integração, o bilinguismo e o diálogo inter-cultural, bem como a igualdade e a co-existência pacífica entre árabes e judeus. O Prémio Internacional Calouste Gulbenkian vem reconhecer os resultados alcançados pela abordagem inovadora desta organização com 100 mil euros. (Mais ...)

Etiquetas:

quarta-feira, 11 de julho de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Relatório sobre a Situação da População Mundial 2007

O relatório sobre a situação da população mundial 2007 - Situação da População Mundial 2007: Desencadeando o Potencial do Crescimento Urbano - foi lançado hoje, em Luanda no âmbito das celebrações do Dia Mundial da População. O documento defende que a acção imediata de governos, sociedade civil e comunidade internacional pode fazer uma enorme diferença nas condições sociais, ambientais e de vida. Em sete capítulos são feitas duas observações cruciais: “os pobres irão compor uma grande parcela do crescimento urbano”, por um lado e, por outro “a maior parte do crescimento urbano resultará do crescimento vegetativo, não da migração”. O relatório refere ainda que as políticas de redução da pobreza urbana, as posições oficiais têm sido contra a expansão urbana e, não têm conseguido apoiar as organizações não governamentais (ONG’S) que facilitam esse processo. "O crescimento urbano hoje ocupa muito espaço. Até 2030, os países em desenvolvimento triplicarão sua área de terra urbana. Nos países industrializados, esse aumento será 2,5 vezes", lê-se no resumo, quanto ao uso do solo e do espaço.
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Imigrantes ilegais não são criminosos, diz o Vaticano

Os imigrantes em situação irregular ou sem documentos não podem ser tratados como criminosos, defende o Vaticano. Segundo o secretário do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes (CPMI), a dignidade humana está acima do "estatuto legal" e deve ser sempre respeitada. O Arcebispo Agostino Marchetto falava na abertura do Fórum Global sobre as Migrações e Desenvolvimento, convocado pelo Governo da Bélgica, em Bruxelas, de 9 a 11 deste mês. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

ECUMENISMO: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2008

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2008 será: "Orai sem cessar" (1 Tes 5,17). Em 2008, a semana de oração pela unidade fará 100 anos. Com efeito, foi em 1908 que o episcopaliano americano Paul Wattson, co-fundador da Society of Atonement, propôs um "oitavário de oração pela unidade” entre a Festa da Cadeira de S. Pedro (na altura a 18 de Janeiro) e a Festa da Conversão de S. Paulo, a 25 de Janeiro. O tema de 2008 é proposto pelas Igrejas dos Estados Unidos da América. Os textos preparados conjuntamente pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial das Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, estão de momento disponíveis em inglês, francês e espanhol. (Mais ...)
Ver também: http://www.weekofprayer2008.org/

Etiquetas:

ECUMENISMO: Vaticano nega «abrandamento» do diálogo ecuménico por causa do novo documento sobre a Igreja

O novo documento da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF), intitulado "Respostas a dúvidas sobre alguns aspectos relativos à doutrina sobre a Igreja", não quer colocar dificuldades suplementares ao diálogo ecuménico. A certeza é transmitida por vários responsáveis do Vaticano, que procuram minimizar o efeito de algumas das declarações emitidas nesse documento, sobretudo as relativas às "comunidades cristãs nascidas da Reforma", às quais é rejeitada a denominação de Igreja, dado que "não têm a sucessão apostólica no sacramento da Ordem e, por isso, estão privadas de um elemento essencial constitutivo da Igreja". (...) O Secretário da CDF, Arcebispo Angelo Amato, revelou à Rádio Vaticano que só "eliminando interpretações erróneas sobre a Igreja, as 'Respostas' contribuem para reforçar o diálogo ecuménico que, além da abertura aos interlocutores, deve também salvaguardar a identidade da fé católica". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Países mais pobres ficam à margem da globalização segundo a ONU

Os países menos desenvolvidos (PMD) estão a ficar à margem da globalização, vendo decrescer o seu peso no comércio e no investimento a nível mundial, segundo as Nações Unidas (ONU). O alerta foi feito [no passado dia 9] por Harriet Schmidt, do Gabinete do Alto Representante da ONU para os países menos desenvolvidos, numa conferência que reúne representantes de perto de 50 PMD, em Istambul, Turquia. «Ao longo dos últimos 30 anos, a globalização intensificou o comércio, aumentou a produção económica e criou uma riqueza sem precedentes no plano mundial, mas os PMD não chegaram a beneficiar. Esta é a triste realidade», afirmou a responsável da ONU. A ONU considera menos desenvolvidos 34 Estados africanos, 15 asiáticos e o Haiti. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

sexta-feira, 6 de julho de 2007

MÉDIO ORIENTE: Novo apelo dos bispos do Iraque pela reconciliação nacional

Um grupo de Bispos do Norte do Iraque lançou um apelo em favor da reconciliação nacional junto dos seus sacerdotes. "Abrimos as nossas mãos para uma séria reconciliação nacional, vivemos no perdão construindo pontes para manter o mosaico religioso, étnico e cultural da nossa terra", referem os prelados das dioceses de Kirkuk, Erbil, Alqosh, Zakho e Amadiyah. Em particular, os Bispos dirigem-se aos cristãos que estão a sofrer, pedindo-lhes "que reassumam o seu papel de guia no campo do diálogo, da paz e da civilização, com paciência, sabedoria e oração". Os signatários do apelo refutam ainda qualquer hipótese de um enclave cristão na planície de Nínive: "O Iraque é a nossa terra e devemos viver em paz e amizade". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: 39 mulheres assassinadas pelos maridos em 2006 em Portugal

Trinta e nove mulheres portuguesas foram mortas em 2006 pelos maridos ou companheiros e outras 43 ficaram gravemente feridas, segundo um estudo [ontem] apresentado em Lisboa pela presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O documento foi divulgado durante um seminário do Conselho da Europa, a decorrer em Lisboa, e que abordará a recolha de dados como um requisito para políticas eficazes de combate à violência contra as mulheres, incluindo a doméstica. Este é o terceiro de cinco seminários integrados na campanha do Conselho da Europa para combater a violência contra as mulheres lançada em Novembro, em Madrid. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ÁFRICA: Pequim promete tirar armas chinesas do conflito em Darfur

O enviado especial chinês para África garantiu [ontem] que Pequim vai tentar impedir que as armas vendidas pela China ao Sudão sejam usadas no conflito em Darfur. «Faremos o nosso melhor para impedir que o armamento caia em mãos erradas e sirva para coisas erradas», disse Liu Guijin, enviado especial da China para o Sudão, referindo-se à exportação de armas para o país africano. Liu afirmou ainda, numa conferência de imprensa em Pequim, que já debateu com o governo sudanês o destino dado às armas vendidas pela China. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Rússia condenada por desaparecimento de parlamentar checheno

A Rússia foi [ontem] condenada pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por responsabilidade no desaparecimento em Maio de 2000 de Ruslan Alikhadziev, antigo presidente do Parlamento checheno conhecido pelas suas posições anti-russas. O desaparecimento de Ruslan Alikhadziev, presidente do Parlamento checheno de 1997 a 1999, ocorreu a 17 de Maio de 2000, quando homens armados usando camuflados se deslocaram a sua casa na cidade de Chali para o deter, juntamente com cinco homens do mesmo bairro. Foram levados todos de olhos vendados, desconhecendo-se o seu destino. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

ECOLOGIA: Live Earth apela a uma atitude ecológica através da música

Ao longo de 24 horas, a 7 de Julho, realiza-se o Live Earth, uma série de concertos em Lisboa, Sydney, Tóquio, Xangai, Joanesburgo, Londres, Hamburgo (Alemanha), Nova Jérsia (EUA) e Rio de Janeiro que querem apelar a uma atitude mais ecológica. A iniciativa, que em Lisboa decorre no Pavilhão Atlântico com vários artistas portugueses e lusófonos, terá transmissão televisiva para uma audiência de cerca de dois mil milhões de espectadores. Em Portugal a RTP é a televisão que detém o exclusivo da transmissão do SOS Terra - Live Earth. Serão mais de 24 horas de emissão non stop compostas por concertos, debates com especialistas e caras conhecidas, ligações em directo a repórteres portugueses nos principais palcos mundiais e muitas outras surpresas. (Mais ...)

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Alemanha quer 45 por cento de energias renováveis até 2030

O Governo alemão quer aumentar a fatia de electricidade produzida a partir de energias renováveis para 45 por cento até 2030 e 27 por cento até 2020, anunciou hoje o ministro do Ambiente, Sigmar Gabriel. Estes novos objectivos, mais ambiciosos do que os anteriores, foram anunciados durante uma conferência de imprensa que serviu para fazer um balanço positivo da legislação sobre energias renováveis, em vigor desde Abril de 2000. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas: ,

ECOLOGIA: Comissão Europeia quer desenvolver biocombustíveis sem prejudicar o ambiente

A Comissão Europeia apelou [ontem] ao desenvolvimento internacional dos biocombustíveis, na abertura de uma conferência em Bruxelas. No entanto, salientou, a produção desta energia alternativa não deve prejudicar o ambiente. “Esta fonte de energia limpa e renovável tem o potencial de nos ajudar a responder ao duplo desafio que enfrentamos do sobre-aquecimento global e da segurança energética”, declarou a comissária para as Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner. (Mais ...)
PUBLICO.PT

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Bento XVI pede para lutar contra a corrupção política e económica

Segundo Bento XVI, a luta contra a corrupção na política e na economia constitui um dever para todos os cristãos, em particular para os leigos que estão comprometidos na vida política. Assim explicou ontem aos bispos da República Dominicana, num discurso no qual denunciou esta «difundida mácula» social. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas:

quinta-feira, 5 de julho de 2007

ÁFRICA: Cabo Verde luta contra a pobreza

O governo de Cabo Verde apresentará um segundo "Documento Estratégico de Crescimento e Redução da Pobreza", para o período de 2008 a 2011. Decorrem na Suiça as reuniões do Conselho Económico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas. O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Victor Borges, apresentou um relatório nacional sobre o tema "Consolidar os esforços para erradicar a pobreza e a fome, através de uma pareceria global para o desenvolvimento". No documento constam as políticas, medidas e ganhos alcançados pelo país quanto aos objectivos definidos pela comunidade internacional, nomeadamente reduzir para metade a pobreza extrema e a fome, entre 1990 e 2015. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: ,

quarta-feira, 4 de julho de 2007

DIREITOS HUMANOS: Imigração com novas regras a partir de Agosto

A entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal vai ter novas regras a partir do próximo mês de Agosto, altura em que entra em vigor a Lei de Imigração, publicada hoje em Diário de República. O novo regime jurídico, que entra em vigor dentro de 30 dias, define as condições e procedimentos de entrada, saída e afastamento dos estrangeiros do território nacional, bem como o estatuto de residente de longa duração. A nova lei, aprovada no Parlamento em Maio com os votos favoráveis do PS e do PSD, prevê a atribuição de um visto de residência temporário aos estrangeiros que pretendam procurar trabalho em Portugal, desde que possuam as qualificações adequadas à bolsa de emprego anualmente fixada. A nova lei estabelece ainda um novo regime de vistos para a imigração temporária e autorizações de residência para investigadores e quadros qualificados estrangeiros. Entre as principais alterações figura ainda a criação de um único título para todos aqueles que residem legalmente em Portugal e a criação de um regime mais adequado para combater o tráfico de seres humanos e imigração ilegal. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

ÁFRICA: ActionAid desafia Portugal a promover políticas contra fome em África

O director global da ActionAid, Francisco Sarmento, desafiou Portugal a promover, no âmbito da presidência da União Europeia (UE), a participação da sociedade civil nas políticas de luta contra a fome em África. «Portugal tem aqui um papel no âmbito da presidência da UE, porque vai organizar a cimeira UE/África, que é o lugar onde se vai discutir a política europeia em relação àquele continente», disse à agência Lusa Francisco Sarmento daquela Organização Não-Governamental (ONG). Para o responsável, «Portugal pode utilizar a cimeira para fazer com que as políticas europeias relativamente às ajudas na luta contra a fome em África tenham uma forte participação da sociedade civil». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas: ,

ÁFRICA: Desigualdade social cresce cada vez mais em Angola

Com uma taxa de pobreza a subir para os 60,3 por cento, a desigualdade na repartição dos rendimentos tem vindo a agravar-se entre os angolanos. Os dados constam no relatório do Centro de Estudos e Investigação da Universidade Católica de Angola. Segundo o economista angolano Alves da Rocha, que coordenou o estudo, "a desigualdade na repartição de rendimentos tem vindo a agravar-se”, refere a agência Lusa. O economista apresentou outro problema: "a desigualdade territorial", em termos de "crescimento económico" das regiões do interior do país. Alves da Rocha considerou a "crescente" valorização da moeda nacional (o kuanza) "discutível e controversa", que levou a uma redução da taxa de inflação de 200 por cento em 2002, para 12,2 em 2006. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Regime Jurídico de Entrada, Permanência, Saída e Afastamento de Estrangeiros do Território Nacional

Lei n.º 23/2007 de 4 de Julho: Aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Santa Sé exige globalização dos direitos humanos

Nesta época de globalização, é necessário globalizar os direitos humanos, considera a Santa Sé. Assim explicou o Arcebispo Silvano M. Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra, ao tomar a palavra na 5ª sessão do Conselho de Direitos Humanos. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

SEGURANÇA E DESMILITARIZAÇÃO: Santa Sé pede fim das bombas de fragmentação

A Santa Sé incitou a comunidade internacional a adoptar medidas que sirvam para acabar de uma vez por todas com os estragos causados pelas bombas de fragmentação. Porta-voz da posição da Igreja foi o Arcebispo Silvano M. Tomasi, observador permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra. Este responsável apresentou uma proposta ao Grupo de especialistas governamentais dos Estados que fazem parte da Convenção sobre a proibição ou limitação do uso de certas armas convencionais que podem produzir efeitos traumáticos excessivos ou que atacam sem discriminação. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Nota da Santa Sé sobre as bombas de fragmentação (2007): http://www.vatican.va/roman_curia/secretariat_state/2007/documents/rc_seg-st_20070619_note-sous-munitions_fr.html

Etiquetas: ,

terça-feira, 3 de julho de 2007

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Petição da CNJP à Assembleia da República pede medidas concretas na luta contra a pobreza

Na sequência da Conferência “Por um desenvolvimento global e solidário – um compromisso de cidadania” e no contexto do Manifesto apresentado na referida Conferência, em Maio deste ano, a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) promove uma petição à Assembleia da República, para que esta "reconheça a pobreza como uma violação grave de direitos humanos". Os signatários pedem que se crie "um mecanismo parlamentar de observação e acompanhamento das políticas públicas, seus objectivos e instrumentos, no que respeita aos seus impactos sobre a pobreza, e que o mesmo esteja habilitado ao exercício de uma advocacia colectiva em favor dos pobres". (Mais ...)

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Portugal, Espanha e Itália assinam pacto contra pobreza

Os governos de Portugal, Espanha e Itália assinam esta semana em Alicante, Espanha, uma declaração conjunta para unir esforços na luta contra a pobreza e na aplicação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). A declaração conjunta será assinada na sexta-feira, exactamente um dia antes de se chegar a meio do prazo fixado para alcançar os ODM, que foi o maior compromisso internacional de sempre na luta contra as desigualdades. O documento será assinado pelo secretário de Estado da Cooperação, João Cravinho e pelos seus homólogos Leire Pajin (Espanha) e Patrizia Sentinelli (Espanha), bem como pela coordenadora executiva da Campanha do Milénio da ONU, Eveline Hefkens. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

DIREITOS HUMANOS: Human Rights Watch lança site em português

A Human Rights Watch (HRW) lançou um website em português com o objectivo de informar e sensibilizar o mundo lusófono para as violações globais dos direitos humanos. O novo site da organização não-governamental, que ficou online quando Portugal assumiu a presidência rotativa da União Europeia (no domingo), contém relatórios e notícias sobre os últimos acontecimentos em matéria de direitos humanos por todo o planeta.

Etiquetas:

ÁFRICA: União Africana defende resolução definitiva do conflito no Sara Ocidental

O coro internacional ganhou este domingo mais uma voz com a União Africana (UA) a pedir uma "resolução definitiva do conflito", de acordo com um despacho da Sahara Press Agence (SPA), a agência oficiosa da autodenominada República Árabe Sarauí Democrática. A UA espera que as negociações entre Marrocos e a Frente Polisário tragam uma solução definitiva para o conflito pelo Sara Ocidental, ocupado em 1975 pelo Governo de Rabat, e desde então inscrito nos territórios por descolonizar das Nações Unidas, cujo Conselho de Segurança recentemente promoveu uma resolução que defende a autodeterminação dos sarianos. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas:

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Relatório da ONU revela um défice grave de ajuda ao desenvolvimento

A meio caminho do prazo de 2015, os países em desenvolvimento e os seus parceiros já obtiveram alguns resultados significativos no que se refere à realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que visam libertar milhões de pessoas da pobreza extrema. Mas, em última análise, o êxito dependerá em grande medida de os países desenvolvidos honrarem os compromissos que assumiram em matéria de ajuda, diz um relatório de progressos divulgado hoje pelas Nações Unidas. "O mundo não quer novas promessas", afirma o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no preâmbulo do relatório, acrescentando que é imprescindível que todas as partes interessadas cumpram, na íntegra, os compromissos já assumidos em três conferências de alto nível: a Cimeira do Milénio de 2000, a Conferência de Monterrey sobre o Financiamento do Desenvolvimento de 2002 e a Cimeira Mundial de 2005. O documento, intitulado Relatório sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio 2007, refere que apenas cinco países doadores alcançaram ou ultrapassaram a meta há muito fixada pelas Nações Unidas de afectarem 0,7% do seu rendimento nacional bruto (RNB) à ajuda ao desenvolvimento: a Dinamarca, o Luxemburgo, os Países Baixos, a Noruega e a Suécia. (Mais ...)
UNRIC

Etiquetas: