a OBSERVATÓRIO DA PAX: novembro 2007

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Bento XVI apela ao diálogo com o Islão

Bento XVI convidou os dignatários muçulmanos que lhe enviaram uma carta apelando ao diálogo para uma visita ao Vaticano. O Papa defende o diálogo recíproco "fundado no respeito e no conhecimento recíproco". Esta é a resposta à carta enviada por 138 líderes muçulmanos, no passado dia 13 de Outubro, por ocasião do fim do Ramadão. Na missiva, os signatários lançavam um apelo em nome da paz e da compreensão entre o Islão e o Cristianismo, afirmando que "a própria sobrevivência do mundo pode estar em jogo". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

DIREITOS HUMANOS: Cidades portuguesas contra a pena de morte

10 cidades portuguesas vão unir-se à maior mobilização internacional contra pena de morte, promovida pela Comunidade católica de Santo Egídio, a 30 de Novembro. É a primeira vez que Portugal marca presença nesta iniciativa, que irá juntar este ano 700 cidades de 51 países, nos cinco Continentes. Esta é a maior manifestação pública realizada até hoje para pedir o fim da pena capital em todos os países do mundo. "Cidades pela vida: Cidades contra a pena de morte" é o mote para a iniciativa, que conta com o apoio das principais organizações de defesa dos Direitos Humanos (Amnistia Internacional, Ensemble contre la Peine de Mort, International Penal Reform, FIACAT) e a World Coalition Against the Death Penalty. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

CULTURA DA PAZ E JUVENTUDE: Resistir à tentação da violência e do ódio

Bento XVI espera que os jovens migrantes sejam capazes de resistir, em todo o mundo, às tentações da violência e do ódio. Numa mensagem divulgada esta Quarta-feira, o Papa critica ainda aqueles que exploram e abusam destas pessoas. "Sede respeitadores das leis e nunca vos deixeis levar pelo ódio e pela violência", pede o Papa aos jovens na mensagem para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado, que será celebrado pela Igreja a 13 de Janeiro de 2008. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: , ,

ECOLOGIA: Perante alarme ambiental, Bento XVI pede «despertar moral»

Perante o sinal de alarme provocado pela degradação do ambiente, Bento XVI assegurou que é necessário um «despertar moral a favor da terra». A sua exortação faz parte da mensagem enviada em nome do Papa pelo arcebispo Fernando Filoni, substituto da Secretaria de Estado, à 82ª edição das Semanas Sociais de França, celebrada na região parisiense de 16 a 18 de Novembro. O tema do encontro que congregou 4.000 participantes – empresários, políticos, sindicalistas, teólogos, etc. – era «Viver de outra maneira por um desenvolvimento duradouro e solidário». (Mais ...)
Zenit

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

Etiquetas: ,

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ECOLOGIA: Populações mais pobres são as que mais sofrem com alterações climáticas

As populações mais pobres são as que mais sofrem as consequências das alterações climáticas, mas as Nações Unidas alertam no seu relatório de Desenvolvimento Humano. «Há um risco muito grande para toda a humanidade, mas não se prevê que nenhum destes efeitos venha a ocorrer nos próximos 10 ou 20 anos. No entanto, há ameaças sérias para os mais desfavorecidos a médio prazo», afirmou Pedro Conceição, perito do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O perito falava durante a apresentação do relatório anual do PNUD sobre Desenvolvimento Humano, este ano intitulado «Combater as Alterações Climáticas: Solidariedade Humana num Mundo Dividido». (Mais ...)
SOL

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Campanha "Junta as tuas Meias às minhas!..."

A Comunidade Vida e Paz lançou a campanha “Junta as tuas Meias às minhas!...” com o objectivo de angariar 5000 pares de meias até 13 de Dezembro, véspera da Festa de Natal! A ajuda de todos é bem-vinda! (Mais ...)

Etiquetas: ,

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Cuidar do Mundo - Curso de Introdução à Doutrina Social da Igreja

Encontram-se abertas as candidaturas ao Curso de Introdução à Doutrina Social da Igreja. Organizado pela Faculdade de Teologia da UCP, em parceria com a Cáritas Portuguesa, esta nova formação à distância decorrerá entre Fevereiro e Setembro de 2008. As candidaturas realizar-se-ão entre 26 de Novembro de 2007 e 7 de Janeiro de 2008. (Mais ...)

Etiquetas:

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CULTURA DA PAZ: Jogo "Food Force" está agora disponível em português

A Comissão Europeia e o Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, apresentaram no passado dia 22 de Novembro a versão Portuguesa do primeiro jogo de computador de cariz humanitário: “Food Force”, na Escola Básica Integrada 1, 2 e 3/ JI Vasco da Gama.
O jogo Food-Force é gratuito e está disponível para os jovens, pais e professores a partir de um download de Internet, no site www.food-force.com/pt. Desenvolvido para os jovens entre os 8 e os 15 anos, este jogo centra-se no tema da fome mundial e no trabalho desenvolvido pela ajuda humanitária. Desde o seu lançamento em 2005, em Inglês, que mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo já jogaram as missões repletas de acção do Food- Force. (Mais ...)

Etiquetas:

domingo, 25 de novembro de 2007

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres


* Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Etiquetas:

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Advento 2007: Para que brilhe a Paz na Terra. Uma proposta de celebração para o Advento

Na carta intitulada Pacem in Terris, “Paz na Terra”, o Papa João XXIII propõe considerar a paz como um edifício que se apoia em quatro colunas: verdade, justiça, amor e liberdade. Cada um desses valores deve estar presente para que existam relações boas e harmoniosas entre os povos e nações.
Neste tempo de Advento de 2007, que tem início no próximo dia 2 de Dezembro, a proposta da secção portuguesa da Pax Christi é que acendamos as quatro velas da coroa do advento como pilares para que brilhe a “paz na terra”. Então a vinda de Cristo, o Príncipe da Paz, estará próxima e a paz não será mais uma palavra vazia. Todos os homens e mulheres de boa vontade trabalharão para restabelecer as relações da vida em sociedade sobre as bases da Verdade e construi-la-ão sobre a Justiça. A paz receberá do Amor a sua vida, e a sua plenitude expressar-se-á eficazmente na Liberdade.
Uma proposta de celebração para a Coroa do Advento (Advento 2007: Para que brilhe a Paz na Terra. Uma proposta de celebração para o Advento), para ser usada em família, nos grupos ou nas igrejas, está disponivel aqui.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

CULTURA DA PAZ: Operação 10 Milhões de Estrelas-Um Gesto Pela Paz

Pelo 5º ano consecutivo, a Cáritas vai realizar em todo o país a OPERAÇÃO 10 MILHÕES DE ESTRELAS-UM GESTO PELA PAZ. Esta iniciativa tem o objectivo de contribuir para “lançar uma pedrada no charco” em que se tornou a vivência do Natal que deixou de ter no seu centro o aniversariante: Jesus Cristo. Na génese desta campanha estão os valores da solidariedade da justiça e da paz (Mais ...)

Etiquetas:

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

MÉDIO ORIENTE: Conferência internacional sobre o Médio Oriente no dia 27 nos EUA

O Departamento de Estado anunciou terça-feira que os Estados Unidos vão realizar uma Conferência internacional sobre o Médio Oriente em Annapolis, Maryland, a 27 de Novembro, para fazer progredir a paz entre israelitas e palestinianos. «Terça-feira 27 de Novembro, os Estados Unidos receberão o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert e o presidente palestiniano Mahmud Abbas, membros da Liga Árabe, da ONU, do G-8 e outros actores internacionais chave para uma conferência em Annapolis, no Leste dos Estados Unidos, declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack. (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dia Universal da Criança

Etiquetas:

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Bento XVI pede fim de minas antipessoais

Durante a oração do Angelus do passado Domingo, Bento XVI pediu ao mundo que proíba de “forma definitiva as minas antipessoais”. Este apelo surge na ocasião em que, na Jordânia, se inicia uma conferência internacional de Ottawa sobre estas minas. A decorrer até ao dia 22 de Novembro, Bento XVI exprimiu “a esperança” de que “sejam completamente proibidas” estas armas que fazem tantas vítimas, “entre elas muitas crianças”, e pediu aos participantes da conferência para agirem nesse sentido. Segundo o último relatório da ONG Campanha internacional para a interdição das minas (ICBL), foram registadas 5751 vítimas no mundo em 2007, um número que se considera, no entanto, estar aquém da realidade.
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Dia Internacional da Tolerância


* Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância

Etiquetas:

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

MÉDIO ORIENTE: Orações pela Paz e pela Justiça em Belém 2007

Pelo oitavo ano consecutivo, as celebrações de Natal terão lugar num clima difícil para todos os habitantes da Terra Santa.
Rezamos para que Israel e a Palestina conheçam a justiça, a paz e a segurança. Todas as pessoas e organizações que o desejem estão convidadas a enviar mensagens de Advento e de Natal e orações de paz por e-mail aos nossos amigos em Belém.
Por favor enviem as vossas mensagens e orações de Natal pela paz por e-mail antes de 25 de Dezembro.
O inglês é a língua de preferência, mas os não anglófonos podem enviar mensagens e orações na sua própria língua. As mensagens podem ser colocadas no website da Pax Christi ou enviadas para peace-message@paxchristi.net.
Estas mensagens serão simultaneamente enviadas para Belém e colocadas no website do IFOR. (Mais ...)

Etiquetas: ,

terça-feira, 13 de novembro de 2007

MÉDIO ORIENTE: Reconhecer dois Estados para Israel e Palestina favorecerá paz

A Santa Sé está certa de que o reconhecimento de dois Estados, o de Israel e o da Palestina, constitui a melhor maneira para superar o conflito entre estes dois povos, assim como a crise no Médio Oriente. Assim explicou o arcebispo Celestino Migliore, observador permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, no passado dia 8 de Novembro, ao intervir na sessão da Assembleia Geral dessa instituição, que enfrenta a questão dos refugiados palestinianos no Médio Oriente. «Adiar sem fim a resolução do conflito Israel-Palestina, rejeitando a negociação, significa perpetuar a injustiça e prejudicar sobretudo os povos inocentes que vivem na região», denunciou Dom Migliore. (Mais ...)
ZENIT

Etiquetas: ,

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Pax Christi Internacional apela à interdição global ao recurso às Armas de Urânio Empobrecido

Numa Sessão Especial sobre Desarmamento e Desmilitarização que decorreu no Secretariado Internacional da Pax Christi em Bruxelas, no passado dia 5 de Novembro, com a presença de cerca de 20 delegados de organizações membros, foi aprovada uma declaração onde o movimento expressa a sua mais profunda preocupação a propósito da ameaça que as armas de urânio colocam à saúde humana e ao ambiente. Por isso a Pax Christi Internacional apela a todos os Governos a seguirem o exemplo da Bélgica e a interditarem o fabrico e a utilização de armas com urânio nos seus territórios. Ao mesmo tempo reitera o seu apoio à Campanha da Coligação Internacional para a Interdição das Armas de Urânio (ICBUW), que visa submeter à Assembleia Geral das Nações Unidas uma nova Resolução sobre a Utilização de Urânio Empobrecido e difundir um Projecto de Convenção interditando explicitamente as Armas de Urânio. (Mais ...)

Etiquetas: ,

terça-feira, 6 de novembro de 2007

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Unicef contra as munições de fragmentação

Assinalando pela primeira vez o Dia de Acção Global Contra Munições de Fragmentação, a Unicef veio hoje apelar aos governos para criarem um pacto internacional juridicamente vinculativo que proíba estas armas mortíferas que representam uma grande ameaça para toda a população civil, especialmente para as crianças. As crianças são desproporcionalmente afectadas por estas armas, segundo a Unicef. (Mais ...)
FÁTIMA MISSIONÁRIA

Etiquetas: ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: ONU, Google e Cisco anunciam ferramenta electrónica para ajudar na batalha contra a pobreza mundial


A ONU juntou-se a dois líderes tecnológicos, a Google e a Cisco, para lançar um novo website destinado a acompanhar o avanço mundial em direcção à consecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – um conjunto de metas ambiciosas a que o mundo se propôs para reduzir a pobreza, a fome, a doença, o analfabetismo e outros males sociais até 2015: http://www.mdgmonitor.org.
O MDG Monitor é uma aplicação Web que acompanha, em tempo real, o avanço em direcção à consecução dos vários Objectivos em quase todos os países do mundo. Para além de incluir informação sobre os ODM, o novo recurso em linha servirá de plataforma para fins educativos e de sensibilização, apresentando os dados mais recentes sobre áreas como a saúde pública, educação e empoderamento das mulheres. (Mais ...)
UNRIC

Etiquetas:

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Educação como combate aos preconceitos entre religiões

Um convite para o trabalho conjunto, para receber o dom da paz e para o difundir pelo mundo foi expresso pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter religioso, numa mensagem dirigida a todos os hindus, por ocasião da celebração do Diwali. Na mensagem, o Cardeal sublinha que o mundo deseja a paz e que é da responsabilidade das várias comunidades “dedicarem-se à educação dos crentes” para evitar erros de “falsa propaganda”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e Conflito Armado

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, por ocasião do Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo de Guerra e de Conflito Armado

Etiquetas:

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

ECOLOGIA: Carbono contra a pobreza

Dia 9 de Novembro, durante as Jornadas Europeias de Desenvolvimento “European Development Days” é lançada uma campanha de sensibilização inovadora em Portugal de nome “Carbono contra a Pobreza”. A iniciativa aborda a interdependência da União Europeia e dos países em desenvolvimento, sensibilizando o público para as relações existentes entre as emissões europeias de gases com efeito de estufa, as alterações climáticas a nível mundial e o desenvolvimento nos países do Sul. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,