a OBSERVATÓRIO DA PAX: junho 2008

terça-feira, 17 de junho de 2008

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: O contributo das religiões para a Paz

Nos próximos dias 23 e 24 de Junho vai realizar-se em Lisboa um colóquio internacional subordinado ao tema: "O contributo das religiões para a Paz", promovido pela Comissão da Liberdade Religiosa. As inscrições devem ser feitas até dia 19 de Junho, através do telefone da Comissão da Liberdade Religiosa: 213242343 ou e-mail: clr@clr.mj.pt. Entrada Livre. (Mais ...)

Etiquetas: ,

segunda-feira, 9 de junho de 2008

EUROPA: Bispos da Irlanda publicam mensagem sobre o referendo ao Tratado de Lisboa

Por ocasião do referendo sobre o Tratado de Lisboa, que se realiza na Irlanda no próximo dia 12 de Junho, os Bispos do país publicaram uma Carta Pastoral intitulada “Nutrir uma comunidade com valores”. A Irlanda é o único país da União Europeia que convocou um referendo sobre o Tratado. Na Carta, os Bispos dirigem um apelo a respeitar o direito de todas as pessoas de exercerem livremente o seu próprio voto. Ao mesmo tempo, pedem a todos os cidadãos que dediquem tempo e esforços para estudar e reflectir sobre o conteúdo do Tratado, e assim, poder exercer seu voto com responsabilidade. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

quarta-feira, 4 de junho de 2008

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Aprovado acordo sobre as bombas de fragmentação

O acordo que proíbe as bombas de fragmentação no mundo foi formalmente aprovado por 111 países reunidos em Dublin, no passado dia 30 de Maio. O ambicioso texto, adoptado após 10 dias de negociações, que em alguns momentos registaram momentos de tensão, foi votado em sessão plenária no estádio de Croke Park, na capital da Irlanda. Assinada por 111 países, a «Convenção sobre as bombas com submunições», conhecidas como bombas de fragmentação, condena o uso, a produção, a transferência e o armazenamento daquele tipo de armamento, que causou a morte e a mutilação de milhares de civis no mundo. Os Estados que assinaram a Convenção comprometeram-se «a nunca utilizar aquelas armas, em nenhuma circunstância». (Mais ...)
Diário Digital

Etiquetas:

terça-feira, 3 de junho de 2008

MÉDIO ORIENTE: Acção internacional das Igrejas para a paz na Palestina e em Israel

De 4 a 10 de Junho vai decorrer a semana de sensibilização e acção por uma paz justa na Palestina e em Israel, uma inciativa das Igrejas membros do Conselho Mundial de Igrejas e das organizações a ele ligadas, entre as quais a Pax Christi Internacional, e que tem por tema "É tempo da Palestina": é tempo de palestinianos e israelitas partilharem uma paz justa, tempo de pôr fim a 60 anos de conflito, tempo de se libertar da ocupação, tempo de gozar de direitos iguais, e tempo de curar as almas feridas.
Convidamos todos os grupos e pessoas, que o desejem, a associarem-se a esta campanha. Como?
1. Orar no Domingo, dia 8 de Junho, com as igrejas que vivem sob ocupação, utilizando uma oração especial de Jerusalém.
2. Enviar por e-mail uma oração pela paz para Belém.

Pax Christi Portugal

Etiquetas: , ,

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Declaração sobre Segurança Alimentar Mundial e os Desafios das Alterações Climáticas e da Bioenergia

Organizações de inspiração cristã e outras organizações confessionais emanaram uma declaração apelando a uma «gestão responsável de toda a Criação» dirigida à próxima Conferência sobre segurança alimentar mundial e os desafios das alterações climáticas e da bioenergia, a ter lugar em Roma de 3 a 5 de Junho de 2008. A Pax Christi Internacional apoia vigorosamente esta iniciativa que procura construir uma Cultura da Paz e um mundo sustentável no qual os recursos naturais sejam partilhadas para o benefício de todos. Esta declaração está disponível em português em http://www.jpicpassionist.org. (Mais ...)

Etiquetas: , ,