a OBSERVATÓRIO DA PAX: setembro 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Muçulmanos aceitam colaborar com cristãos

A mensagem divulgada pelo Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso por ocasião do fim do Ramadão foi bem aceite pela comunidade muçulmana. A mensagem tem como tema "Cristãos e muçulmanos: Juntos pela dignidade da família". O secretário-geral da Associação de Intelectuais Muçulmanos Italianos, Karim Mezran, aprovou a escolha do tema, afirmando que "a família deve voltar a representar o ponto de referência da política e do desenvolvimento de todo país. Cristãos e muçulmanos podem não somente conviver, mas também colaborar para a realização de uma sociedade que tutele os valores fundamentais da vida e da família". (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Cristãos e Muçulmanos: Juntos pela dignidade da família

A Santa Sé enviou uma mensagem por ocasião do Ramadão, na qual propõe a cristãos e muçulmanos que colaborem a favor da dignidade da família, o lugar onde se aprende o respeito pelos demais. A carta, assinada pelo cardeal Jean-Louis Tauran e pelo arcebispo Pier Luigi Celata, respectivamente presidente e secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, publicada na passada sexta-feira, 19 de Setembro, foi escrita na conclusão do Ramadão. A mensagem, que tem como tema «Cristãos e Muçulmanos: Juntos pela dignidade da família», propõe aos muçulmanos do mundo: «conhecer melhor», «ajudar a conhecer os nossos valores comuns e as nossas diferenças», em particular sobre a família. (Mais ...)
Zenit

Etiquetas: ,

DESARMAMENTO E DESMILITARIZAÇÃO: Verão de 2008 - As armas e a violência

O Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras da Comissão Nacional Justiça e Paz, em reunião de 18 de Setembro de 2008, examinou os acontecimentos com relevância sobre a segurança interna dos últimos três meses e decidiu tornar público o resultado da sua reflexão. (Mais ...)
CNJP

Etiquetas: , ,

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Vaticano prepara documento sobre "A pobreza na era da globalização"

Na conclusão do Congresso Continental Africano para a apresentação da Doutrina Social da Igreja, em Dar-es-Salaam (Tanzânia), o cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, anunciou que este organismo da Santa Sé está a preparar um documento sobre A pobreza na era da globalização. A intenção é indicar uma aproximação evangélica para combater a pobreza, identificar quem, tanto a nível nacional como internacional, tem a responsabilidade de combater a pobreza, sensibilizar a Igreja sobre uma maior e mais articulada atenção e consciência dos problemas da pobreza e dos pobres do mundo, não esquecendo que hoje a pobreza extrema tem sobretudo o rosto de mulheres e crianças, especialmente em África. (Mais ...)

Etiquetas: , ,