a OBSERVATÓRIO DA PAX: março 2009

sexta-feira, 6 de março de 2009

SEMANA DA PAZ 2009: Workshop "Educar a violência: O papel da escola"

Integrado na Semana da Paz 2009, que a secção portuguesa da Pax Christi vai organizar de 9 a 15 de Março, dedicada ao tema: Violência no mundo urbano: Do medo do outro ao medo pelo outro, vai realizar-se no próximo dia 14 de Março, Sábado, das 16.30 às 19.00, na Sala Alberto Lourenço, nas instalações da Igreja de Santa Isabel, Rua Saraiva de Carvalho, 2A (Metro: Rato), em Lisboa, o Workshop “Educar a violência: O papel da escola”, orientado por Helena Águeda Marujo e Luís Miguel Neto, ambos Professores Universitários.

A entrada é livre, mas com inscrições limitadas!
Inscreva-se já, para paxchristi.portugal@gmail.com, até 12 de Março.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, 5 de março de 2009

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Quaresma com o comércio justo

Proposta lançada pelos religiosos e religiosas de todo o mundo, para promover um estilo alternativo de globalização

Adquirir produtos do chamado Comércio Justo é o desafio lançado pelos religiosos e religiosas de todo o mundo para a Quaresma 2009, como forma de exprimir a sua solidariedade com esta causa.
A comissão JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) e o Grupo de Trabalho para a Justiça Económica dos Superiores e Superioras Maiores dos Institutos Religiosos referem, num apelo enviado à Agência ECCLESIA, que “as práticas justas de comércio podem ser um catalisador para ir dando forma a um estilo alternativo de globalização, que valorize a solidariedade e promova relações mais equitativas”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas: ,

quarta-feira, 4 de março de 2009

JUSTIÇA ECONÓMICA E SOCIAL: Reflexão da CNJP para a Quaresma de 2009

Está publicado o texto CNJP de reflexão para a Quaresma de 2009 intitulado Na crise, viver a esperança e fortalecer a solidariedade, construindo um mundo melhor - uma responsabilidade de todos nós.

Como em anos anteriores, a Comissão Nacional Justiça e Paz coloca à disposição das comunidades cristãs e dos homens e mulheres de boa vontade um texto que os possa ajudar a uma reflexão mais profunda em tempo de Quaresma. No contexto actual, a Comissão entendeu que deveria consagrar este documento a alguns aspectos relevantes da actual crise mundial, que a todos afecta e de todos requer um esforço de discernimento e um renovado compromisso pessoal e colectivo no sentido de vencer a crise e, do mesmo passo, contribuir para a edificação de um mundo mais justo e mais solidário.
Em última instância, a esperança cristã radica no amor de Deus, que através do seu Filho Jesus Cristo, salvou a Humanidade. Fê-lo não à margem dos homens, mas envolvendo-os, consigo, num processo que atravessa a história com todas as suas vicissitudes, tristezas e alegrias.
Quer isto dizer que, na actual situação, como em quaisquer outras, ninguém pode permanecer passivo, como se as soluções para os problemas pessoais e colectivos houvessem de vir dos «outros», sem qualquer contributo de cada um. Seja como membros da grande família humana, toda ela afectada pela crise, seja como portadores da esperança, para nós e para os outros, somos chamados a reflectir sobre os acontecimentos e a conduzi-los no sentido da justiça e da paz. Assim, a conversão a que o tempo quaresmal convida não se limitará à sua dimensão individual, mas abrangerá, também, a nossa relação e solidariedade com os outros, envolvidos pelo amor de Deus, que se estende sobre todos e cada um. (Mais …)

Etiquetas: , ,

terça-feira, 3 de março de 2009

COOPERAÇÃO INTER-RELIGIOSA PARA A PAZ: Muçulmanos e cristãos juntos pela paz

"Os líderes religiosos, principalmente os muçulmanos e os cristãos, têm o dever de promover uma cultura da paz, cada um nas suas comunidades, especialmete através do ensino e da pregação”. Este é um dos pontos mais salientes da Declaração do Comité Conjunto para o Diálogo Inter-religioso, que encerrou um encontro de dois dias, em Roma. O tema da reunião foi “Promoção de uma pedagogia e de uma cultura de paz, com especial referência ao papel das religiões”. (Mais ...)
Agência Ecclesia

Etiquetas:

segunda-feira, 2 de março de 2009

PAZ E ESPIRITUALIDADE: Quaresma na Terra Santa: uma proposta de peregrinação «online» nos territórios bíblicos

A Christian Aid, agência internacional para o desenvolvimento com sede em Inglaterra, propõe para a Quaresma de 2009 uma peregrinação virtual a Israel e à Palestina.
As igrejas Anglicana, Metodista, Reformada, entre outras, pretendem transportar os peregrinos desde os seus computadores com acesso à Internet até aos locais conhecidos não só pelas suas referências bíblicas mas também devido aos confrontos e às vítimas que quase diariamente massacram aqueles territórios.
Esta peregrinação online oferece a oportunidade de ver pequenos vídeos e fotografias, ler histórias e rezar nos lugares onde Jesus pregou. Os peregrinos poderão ainda conhecer cristãos, judeus e muçulmanos que vivem na região, ouvir as suas histórias, saber como é que o conflito afecta a vida das populações e descobrir os esforços que muitos estão a desenvolver pela paz. (Mais ...)
SNPC

Etiquetas: , ,