a OBSERVATÓRIO DA PAX: ADVENTO 2013: 1º DOMINGO DO ADVENTO

sábado, 30 de novembro de 2013

ADVENTO 2013: 1º DOMINGO DO ADVENTO

1. Ambientação

A fé revela quão firmes podem ser os vínculos entre os homens, quando Deus Se torna presente no meio deles. Não evoca apenas uma solidez interior, uma convicção firme do crente; a fé ilumina também as relações entre os homens, porque nasce do amor e segue a dinâmica do amor de Deus. O Deus fiável dá aos homens uma cidade fiável.

PAPA FRANCISCO – Lumen fidei, n. 50


2. Reflexão

[E]ste nosso mundo, no coração e na mente de Deus, é a "casa da harmonia e da paz" e é o lugar onde todos podem encontrar o seu lugar e sentir-se "em casa", porque "isso é bom". Toda a criação constitui um conjunto harmonioso, bom, mas os seres humanos em particular, criados à imagem e semelhança de Deus, formam uma única família, em que as relações estão marcadas por uma fraternidade real e não simplesmente de palavra: o outro e a outra são o irmão e a irmã que devemos amar, e a relação com Deus, que é amor, fidelidade, bondade, reflete-se em todas as relações humanas e leva harmonia a toda a criação. O mundo de Deus é um mundo onde cada um se sente responsável pelo outro, pelo bem do outro. Esta noite, […] cada um de nós, todos nós pensamos no profundo de nós mesmos: não é este o mundo que eu desejo? Não é este o mundo que todos levamos no coração? O mundo que queremos não é um mundo de harmonia e de paz, em nós mesmos, nas relações com os outros, nas famílias, nas cidades, nas e entre as nações? E a verdadeira liberdade para escolher entre os caminhos a serem percorridos neste mundo, não é precisamente aquela que está orientada para o bem de todos e guiada pelo amor?

PAPA FRANCISCO – Homilia na Vigília de Oração pela Paz. 7 de setembro de 2013, n. 1


3. Gesto de Paz

Acende-se a PRIMEIRA VELA da Coroa do Advento.

Como é o mundo que desejamos? Como imaginamos a nossa Casa da Paz? É só nossa ou também de todos os outros? Temos “liberdade para escolher entre os caminhos a serem percorridos neste mundo”: qual o caminho que escolhemos? E qual é o primeiro passo que queremos dar esta semana nesse caminho? Vamos escrever num papel esse passo e colocá-lo bem visível no quarto, na sala,… para nos recordarmos do compromisso que assumimos.


4. Oração

1. Bom Deus, que nos deste a tua Paz, permite-nos partilhá-la com quem está à nossa volta para que o amor e a harmonia estejam sempre presentes nas nossas vidas, para que todo o mundo seja feliz, para que possamos viver dignamente e como irmãos e para que todos se alegrem na tua presença.

Todos: Unidos na diversidade, invocamos a tua Graça Infinita e com humildade suplicamos-te que recebas a nossa oração e nos convertas em instrumentos da tua Paz.


5. Bênção

1. No meio da ira, da violência e da decepção; no meio de guerras e destruição da terra, o Senhor nos mostre a sua luz e nos conceda a força para mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz.

Todos: Ao Senhor, nosso Deus, que dirige palavras de paz ao seu povo e a todos os que a Ele se convertem de coração sincero, seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Ámen.


In: Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013. Esta brochura está disponível online aqui.

Etiquetas: , ,