a OBSERVATÓRIO DA PAX: Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013

domingo, 24 de novembro de 2013

Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013

«Deus viu que isso era bom» (Gn 1,12.18.21.25). A narração bíblica da origem do mundo e da humanidade fala-nos de Deus que olha a criação, quase contemplando-a, e repete uma e outra vez: isso é bom. Isso, queridos irmãos e irmãs, permite-nos entrar no coração de Deus e recebermos a sua mensagem que procede precisamente do seu íntimo. Podemos perguntar-nos: qual é o significado desta mensagem? O que diz esta mensagem a mim, a ti, a todos nós? Simplesmente diz-nos que o nosso mundo, no coração e na mente de Deus, é a “casa da harmonia e da paz” e é o lugar onde todos podem encontrar o seu lugar e sentir-se “em casa”, porque “isso é bom”.

São estas palavras, pronunciadas pelo Papa Francisco na Vigília de Oração pela Paz, no passado dia 7 de setembro de 2013, que norteiam este itinerário que, de há alguns anos para cá, a Pax Christi Portugal propõe para viver o tempo do Advento, que iniciaremos no próximo dia 1 de dezembro, tendo como ideia central a Paz.

Celebrar o Advento, tempo de expectativa, de esperança e de preparação para a visita do Senhor, é renovar a certeza de que a casa que Deus preparou para nós é uma casa de harmonia e de paz. É renovar a certeza de que é possível sair da espiral de dor e de morte que afeta esta casa. É renovar a certeza de que é possível aprender de novo a caminhar e percorrer o caminho da paz. É renovar a certeza de que é possível reconstruirmos a harmonia perdida.

Neste tempo de Advento, em expectativa vigilante e laboriosa, alimentada pela oração e pelo compromisso efetivo do serviço, sejamos em todos os ambientes, homens e mulheres de reconciliação e de paz. Reconstruamos a casa da harmonia e da paz!

Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013 está disponível para impressão em dois formatos: Livro dobrado ou em A5 simples.


Etiquetas: , ,