a OBSERVATÓRIO DA PAX: ADVENTO 2013: 2º DOMINGO DO ADVENTO

sábado, 7 de dezembro de 2013

ADVENTO 2013: 2º DOMINGO DO ADVENTO

1. Ambientação 

[A] fé, ao revelar-nos o amor de Deus Criador, faz-nos olhar com maior respeito para a natureza, fazendo-nos reconhecer nela uma gramática escrita por Ele e uma habitação que nos foi confiada para ser cultivada e guardada; ajuda-nos a encontrar modelos de progresso, que não se baseiem apenas na utilidade e no lucro mas considerem a criação como dom, de que todos somos devedores […]. 

PAPA FRANCISCO – Lumen fidei,n. 55 


2. Reflexão 

Quando falamos de meio ambiente, da criação, vêm ao meu pensamento as primeiras páginas da Bíblia, o Livro do Génesis, onde se afirma que Deus colo-cou o homem e a mulher na terra, para que a cultivassem e conservassem (cf. 2,15). E em mim surgem estas perguntas: O que quer dizer cultivar e conservar a terra? Estamos verdadeiramente a cultivar e a conservar a criação? Ou esta-mos a explorá-la e a descuidá-la? O verbo «cultivar» faz vir à minha mente o cuidado que o agricultor tem pela sua terra, a fim de que dê fruto e este seja compartilhado: quanta atenção, paixão e dedicação! Cultivar e conservar a criação é uma indicação de Deus, dada não só no início da história, mas a cada um de nós; faz parte do seu projeto; significa fazer crescer o mundo com res-ponsabilidade, transformá-lo para que seja um jardim, um lugar habitável para todos. […]. Nós, ao contrário, somos frequentemente levados pela soberba do domínio, da posse, da manipulação e da exploração; não a «conservamos», não a respeitamos e não a consideramos como um dom gratuito do qual cuidar. Estamos a perder a atitude do encanto, da contemplação, da escuta da criação; e assim já não conseguimos entrever nela aquilo que Bento XVI chama «o ritmo da história de amor de Deus com o homem». Por que acontece isto? Porque pensamos e vivemos de modo horizontal, afastamo-nos de Deus, não lemos os seus sinais.

PAPA FRANCISCO – Audiência Geral. 5 de junho de 2013 


3. Gesto de Paz 

Acende-se a SEGUNDA VELA da Coroa do Advento. 

Como símbolo da nossa vontade de cuidar da Criação e transformar o mundo num jardim vamos, cada um, plantar uma semente ou um bolbo num vaso e cuidar bem dela/e para que floresça. Teremos assim mais uma oportunidade de contemplar e encantar-nos com a beleza da Criação através da beleza da planta e/ou flor, transpondo para a nossa vida essa capacidade de encantamento com as coisas mais simples.


4. Oração

1. Bom Deus, que nos deste a tua Paz, permite-nos partilhá-la com quem está à nossa volta para que o amor e a harmonia estejam sempre presentes nas nossas vidas, para que todo o mundo seja feliz, para que possamos viver dignamente e como irmãos e para que todos se alegrem na tua presença.

Todos: Unidos na diversidade, invocamos a tua Graça Infinita e com humildade suplicamos-te que recebas a nossa oração e nos convertas em instrumentos da tua Paz.


5. Bênção

1. No meio da ira, da violência e da decepção; no meio de guerras e destruição da terra, o Senhor nos mostre a sua luz e nos conceda a força para mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz.

Todos: Ao Senhor, nosso Deus, que dirige palavras de paz ao seu povo e a todos os que a Ele se convertem de coração sincero, seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Ámen.


In: Reconstruamos a casa da harmonia e da paz! Contributos para a celebração do Advento 2013. Esta brochura está disponível online aqui.

Etiquetas: , , ,