a OBSERVATÓRIO DA PAX: ADVENTO 2014: 4º DOMINGO DO ADVENTO

sábado, 20 de dezembro de 2014

ADVENTO 2014: 4º DOMINGO DO ADVENTO

1. Ambientação

[O]s povos do nosso planeta têm um direito sagrado à paz. [A] preservação do direito dos povos à paz e a promoção da sua realização constituem obrigações fundamentais de todos os Estados.

Declaração sobre o Direito dos Povos à Paz
(Aprovada pela resolução 39/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 12 de Novembro de 1984)


2. Reflexão

N]ão pode haver terra, não pode haver casa, não pode haver trabalho se não tivermos paz e se destruirmos o planeta. São temas tão importantes que os povos e as suas organizações de base não podem deixar de enfrentar. Não podem permanecer só nas mãos dos dirigentes políticos. Todos os povos da terra, todos os homens e mulheres de boa vontade, todos devemos levantar a voz em defesa destes dois dons preciosos: a paz e a natureza.
Há pouco disse, e repito-o, que estamos a viver a terceira guerra mundial, mas por etapas. Há sistemas económicos que para sobreviver devem fazer a guerra. Então fabricam-se e vendem-se armas e assim os balanços das economias que sacrificam o homem aos pés do ídolo do dinheiro obviamente estão salvos. E não se pensa nas crianças famintas nos campos de refugiados, não se pensa nos deslocamentos forçados, não se pensa nas casas destruídas, não se pensa nem sequer nas tantas vidas destroçadas. Quantos sofrimentos, quanta destruição, quantas dores! Hoje, queridos irmãos e irmãs, eleva-se de todas as partes da terra, de cada povo, de cada coração e dos movimentos populares, o brado da paz: nunca mais a guerra!...

PAPA FRANCISCO – Discurso aos Participantes no Encontro Mundial dos Movimentos Populares (28 de Outubro de 2014)


3. Gesto de Paz

Acende-se a QUARTA VELA da Coroa do Advento.

Ao acendermos a quarta e última vela da Coroa do Advento, meditamos sobre tudo aquilo que nos impede de viver em paz: as injustiças, a falta de bens essenciais, a fome, a insegurança, a falta de perspectivas de futuro, a poluição, a discriminação, as ameaças, o medo, a guerra. Não são só as armas e os atentados que impedem o acontecimento da paz: onde falta a justiça e sempre que são negados os direitos essenciais a qualquer ser humano não pode haver paz. O que podemos fazer para que haja paz na nossa casa, na nossa cidade, na nossa terra, no mundo inteiro?
Neste 4º Domingo do Advento comprometemo-nos a _________________________


4. Oração

1. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criaste e chamas a viver como irmãos, dá-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dá-nos a graça da coragem de sair de tudo aquilo que é destruição, devastação, relativismo de vida, exclusão do próximo, exclusão dos valores, exclusão da paz.

Todos: Senhor, dá-nos Tu a paz, ensina-nos Tu a paz, guia-nos Tu para a paz!


5. Bênção

1. O Senhor abra os nossos olhos e os nossos corações e nos dê a coragem de dizer: «Nunca mais a guerra!».

Todos: Glória a Deus, nosso Pai, para sempre. Ámen.

1. O Senhor infunda em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz.

Todos: Glória a Deus, nosso Pai, para sempre. Ámen.


In: «Não havia lugar para eles...» (Lc 2,7). Contributos para a celebração do Advento 2014. Esta brochura está disponível online aqui.

Etiquetas: , ,