a OBSERVATÓRIO DA PAX: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017 | Reconciliação - É o amor de Cristo que nos impele

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017 | Reconciliação - É o amor de Cristo que nos impele

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma importante contribuição para que se cumpra a oração que o Senhor Jesus Cristo fez pedindo ao Pai: “Não rogo somente por estes, mas, também, por aqueles que, pela sua palavra, hão-de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um, em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:20-21.

Neste tempo de oração, o testemunho que é dado fala de um percurso já feito que se tem traduzido em melhor conhecimento mútuo, confiança mútua e na esperança de se poder vir a melhorar a expressão do que se tem vivido. O reconhecimento mútuo do Baptismo já é uma realidade, falta o chegarmos ao ponto de se poder reconhecer os Ministérios e de celebrar a Eucaristia em unidade.

O tema para a semana: “Reconciliação - É o amor de Cristo que nos impele” baseado em II Coríntios 5,14-20, está relacionado com a celebração dos 500 anos da Reforma Protestante. Uma celebração que recorda um movimento renovador na Igreja em 1517 que procurou chamar todos para o essencial da fé cristã, afirmando entre outras coisas, a Autoridade das Sagradas Escrituras, a Justificação pela fé e o Sacerdócio universal de todos os crentes.

A Comissão Luterana-Católica Romana sobre a Unidade publicou um documento que vale a pena referir, “Do Conflito à Comunhão”, o qual reconhece que ambas as tradições abordam a celebração do aniversário da Reforma Protestante numa era ecuménica, após o que foi alcançado nos cinquenta anos de diálogo, com novas compreensões da sua própria história e teologia.

De 18 a 25 de Janeiro de 2017 várias serão as oportunidades para os Cristãos poderem orar pela unidade, nas iniciativas que estão a ser organizadas. Em Portugal acontecerão no Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, entre outras localidades.

O COPIC-Conselho Português de Igrejas Cristãs que está organizado desde 1971 e que representa as Igrejas: Lusitana, Metodista, Presbiteriana e Evangélica Alemã do Porto, de acordo com o que está escrito nos seus textos de apresentação, tem por objectivo “dar no contexto religioso e sociológico português um testemunho de consenso, de cooperação, de unidade, em obediência à Palavra do Senhor da Igreja, para glória de Deus que nos chama a viver no meio dos homens e das mulheres a quem Ele nos manda servir.” Este Conselho e a Igreja Católica Romana promoverão uma Celebração Nacional de Oração pela Unidade dos Cristãos, no dia 21 de Janeiro de 2017, às 16 horas, na Igreja dos Congregados, na cidade de Braga. (Mais ...)

Sifredo Teixeira (Bispo Metodista)

Espiritanos.pt

Etiquetas: , ,