a OBSERVATÓRIO DA PAX: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017 | Reconciliação – É o amor de Cristo que nos impele (cf. 2 Coríntios 5,14-20) | Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2017

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017 | Reconciliação – É o amor de Cristo que nos impele (cf. 2 Coríntios 5,14-20) | Subsídios para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2017


No contexto do aniversário da Reforma o Conselho de Igrejas na Alemanha (ACK), a convite do Conselho Mundial de Igrejas, assumiu o trabalho de criar o material para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos este ano. Rapidamente ficou claro que os materiais desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos precisariam de ter dois destaques. Por um lado, deveria haver uma celebração do amor e da graça de Deus, a “justificação da humanidade somente pela graça”, refletindo a ideia principal das Igrejas marcadas pela Reforma de Martinho Lutero. Por outro lado, deveria também ser reconhecida a dor das profundas divisões subsequentes que afligiram a Igreja, com menção aberta de culpa e oferta de uma oportunidade para dar passos em direção à reconciliação.

Recentemente, foi a Exortação Apostólica do papa Francisco Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) de 2013 que deu o tema para este ano, quando usou a citação “O amor de Cristo nos impele” (nº 9). Com essa frase da Escritura (2 Coríntios 5,14), tomada no contexto de todo o capítulo 5 da segunda carta aos Coríntios, a comissão alemã formulou o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2017.

Os textos, preparados e publicados conjuntamente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas, estão disponíveis em vários idiomas nas páginas web do Vaticano e do Conselho Mundial das Igrejas.

Etiquetas: ,